Cruz das Almas: Prefeito e vice podem romper por conta da disputa estadual; entenda

Entre os dois políticos, há um consenso para apoiar o deputado estadual, Pedro Tavares.

Ednaldo Ribeiro, prefeito de Cruz das Almas. Foto: reprodução

Algo curioso está acontecendo na política de Cruz das Almas. Na maioria das cidades o comum é prefeito e vice, quando não estão rompidos, apoiarem os mesmos candidatos. Mas no caso de Cruz, André Eloy, vice-prefeito, abertamente declara apoio ao candidato ACM Neto, já o prefeito Ednaldo, apoiador de Bolsonaro, declarou apoio político ao candidato João Roma.

Roma já conseguiu várias ementas beneficiando a cidade. O prefeito Ednaldo Ribeiro retribui essas conquistas apoiando e promovendo campanhas ao candidato no município.

Quem acompanhar de fora, pode até imaginar que seja uma estratégia política, uma combinação entre os dois. Se João Roma ganhar a cidade terá apoio, mas se não ganhar, Bolsonaro poderá dar um suporte caso ele seja reeleito. Cruz das Almas de qualquer modo terá apoio se algum desses dois candidatos ganharem, uma vez que Ednaldo apoia fielmente o atual presidente da república e ao pré-candidato ao governo da Bahia.

Por outro lado, se ACM Neto ganhar, Cruz também será assistida, levando em consideração o apoio do vice-prefeito, André Eloy ao pré-candidato a governador da Bahia.

Entre os dois políticos, há um consenso para apoiar o deputado estadual, Pedro Tavares. Em contrapartida, Ednaldo Ribeiro, declarou apoio a esposa de João Roma, Roberta Roma para deputado federal. Só que André Eloy anunciou pré-candidatura a deputado federal. Aí começa a ensaio de um rompimento.

Pessoas mais próximas ao prefeito dizem que o chefe do executivo enxerga a pré-candidatura de Eloy como estratégia de ACM Neto, com o objetivo tirar votos de Roberta Roma, pré-candidata a deputada federal.

André Eloy, vice-prefeito de Cruz das Almas. Foto: reprodução

Há quem diga que rompimento entre André Eloy e Ednaldo Ribeiro já era esperado. Em abril deste ano, o vice-prefeito de Cruz das Almas trocou de partido, deixando o MBD e migrando para o PDT. Na Bahia, o PDT apoia ACM Neto para o governo do estado.

Em uma rede social, o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro, demonstrou insatisfação com a decisão do vice-prefeito, mas não citou nomes. No município, ele apoia João Roma (PL), pré-candidato ao Governo do Estado; e Roberta Roma (PL), pré-candidata a deputada federal.

“Sempre defendi a união de nosso grupo político. Isso rendeu a Cruz das Almas, nos últimos anos, cerca de R$ 40 milhões em novos investimentos do Governo Federal. E nenhum projeto pessoal de poder, ainda que seja de dentro de casa, vai me afastar daquilo que sonhei para nossa cidade. Cruz das Almas estará sempre acima de tudo e de todos”, disparou.

Será que com isso o prefeito ficaria a vontade para escolher outro estadual como resposta a isso, um vez que Pedro Tavares é muito ligado a Neto? Com essa divisão interna há o risco da candidata a federal do prefeito ter menos votos que o federal da oposição. O fato é que estamos vendo o rompimento de uma chapa vitoriosa se desenhando, por conta de uma briga na sucessão estadual. Vamos aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia