Dom Macedo Costa: “gatos são frequentemente envenenados”, relatam moradores

A venda do chumbinho é classificada como crime contra a saúde pública

Gato

 

Segundo moradores, entre o dia 01 e 02 de julho de 2022, na Rua Maria Inácia Barbosa, localizada no Conjunto Residencial Roque Fróis, três gatos foram mortos, dois foram encontrados já sem vida e um deles mesmo recebendo tratamento antitoxinas agonizou por um período de meia hora antes de morrer. “É frequente a morte de animais, principalmente gatos, com sinais de envenenamento”.

Envenenar animais é crime e dá cadeia (artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais n° 9.605/98).   A venda do chumbinho é classificada como crime contra a saúde pública e está prevista no Artigo 274 do Código Penal Brasileiro, que prevê ao infrator pena de 10 a 15 anos de prisão, além de aplicação de multa. As denúncias podem serem feitas  na ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail [email protected] ou pela Gerência Geral de Toxicologia [email protected].

Em vídeo enviado para redação do Blog do Valente, é perceptível um felino agonizando após a ingestão de substância química.  As imagens são fortes e por isso foram preservadas.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia