Ativista indígena baiana é uma das 100 mulheres mais inspiradoras de 2022, segundo BBC

indígena Alice Pataxó
A indígena Pataxó foi indicada para a lista pela paquistanesa Malala Yousafzai — Foto: Redes sociais

A ativista do clima, jornalista e influenciadora baiana Alice Pataxó está na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de 2022, feita pela BBC. A indígena de Prado, compõe a lista ao lado da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e da cantora e compositora Billie Eilish, dos Estados Unidos.

Alice é uma das mais conhecidas vozes da etnia Pataxó e se dedica a aumentar a conscientização sobre como as políticas do atual governo Bolsonaro ameaçam as terras indígenas e a trazer questões sobre demarcação de território e o dia a dia da etnia. A ativista indígena tem 170 mil seguidores nas redes sociais, produz conteúdo em um canal no Youtube, o Nuhé, e pretende se tornar advogada. Atualmente, cursa Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades na Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb).

Antes de entrar na lista, Alice participou da 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), que aconteceu em 2021 em Glasgow, na Escócia, e do prêmio MTV Miaw deste ano. Na ocasião, ela foi homenageada com o troféu Transforma MIAW, que celebra pessoas que impactam positivamente a sociedade.

“Agradeço e choro de emoção ao citar minha aldeia, que entende minha ausência, que sofre e sorri comigo, que entende a importância de viver essa luta (ainda que um pouco distante de casa)”, escreveu Alice em seu Instagram sobre a participação na lista.

Ela foi indicada para compor a seleção pela ativista da educação Malala Yousafzai. “Tenho tanto orgulho em indicar a Alice Pataxó para o BBC 100 Women deste ano. O compromisso inabalável da Alice na luta que envolve mudanças climáticas, equidade de gênero e direitos indígenas me dá esperança de que um mundo mais igualitário e sustentável está ao nosso alcance”, disse a paquistanesa.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia