Municípios que decretaram estado de emergência em 2021 voltaram a determinar urgência neste ano por conta das chuvas

Municípios afetados pelas chuvas e cheias dos rios

Os municípios que decretaram estado de emergência em 2021 por conta das chuvas, voltaram a determinar urgência. Segundo publicação do Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente, até o momento, mais de 188 mil habitantes foram afetados pelos temporais, sendo que 20 mil estão desalojados.

Ainda conforme a publicação, os municípios pertencentes a região Sudeste, Sul e do Vale do Jiquiriçá, são os mais afetados pelo período de chuvas na Bahia.

Até o momento, 28 cidades que decretaram estado de emergência no dia 25 de dezembro de 2021 voltaram a determinar urgência por causa dos temporais registrados neste ano. Destas,13 são do trecho sulista da Bahia.

O levantamento feito pelo Bahia Notícias aponta ainda que, houve uma redução no número de desabrigados, com um recuo de 140% em comparação com o ano passado, caindo de 4.185 desalojados para 1.740, segundo o último boletim enviado pela Sudec.

Vale lembrar que em 2021 houve um fenômeno meteorológico incomum na Bahia, o que culminou em uma maior força das chuvas. A zona de convergência do Atlântico Sul teve sua atuação “reforçada” por um ciclone, causando a Tempestade de Ubá, e levou a uma série de enchentes não só na Bahia, mas também em Minas Gerais.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia