Políticas de desenvolvimento na prática é tema de encontro do Sebrae em Castro Alves

Sebrae

Sebrae realizou o primeiro encontro da Rede de Atores de Desenvolvimento, nos dias 8 e 9 de março, em Castro Alves, no Recôncavo Baiano.

Na ocasião, gestores e representantes de diversos municípios da região circunvizinha e de territórios como o Baixo Sul e o Vale do Jiquiriçá discutiram o tema “Políticas de desenvolvimento na prática: um jeito inteligente de conectar a informação com a realidade”.

O objetivo da Rede é de qualificar lideranças públicas para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer os setores produtivos locais, gerando mais oportunidades de trabalho e renda, além de promover a troca de experiências entre os participantes.

“Foi uma oportunidade incrível para que atores das diversas cidades possam evoluir no conteúdo relacionado ao desenvolvimento econômico e trocar experiências com atores de outros municípios e regiões. É um espaço fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo por meio de ações de parceria”, avaliou o gerente do Sebrae em Santo Antonio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.

A abertura do encontro contou com a participação do prefeito da cidade de de Castro Alves, Thiancle Araújo, que recebeu o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) do município e ressaltou a importância da parceria com o Sebrae. Ele também foi um dos vencedores na última edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), em 2022.

Para a coordenadora na Sala do Empreendedor no município de Castro Alves, Tássia Ribeiro, o evento envolveu além de conhecimento, muita troca de experiências, planejamento e construção.

“Estamos muito felizes e honrados em sediar o encontro e receber representantes de todo o Recôncavo. Isso consolida Castro Alves como referência no fomento ao empreendedorismo na região e nos possibilita apresentar nossas iniciativas e toda a transformação que vem acontecendo no município de um modo geral”, acrescentou Ribeiro.

Ao todo, pelo menos 27 municípios participaram por meio de representantes como agentes de desenvolvimento, secretários e secretárias municipais que, juntos, construíram planos de ação em prol do fortalecimento das políticas públicas e pela melhoria do ambiente de negócios em seus locais de atuação.

Representando a Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae Bahia, o coordenador de Desenvolvimento Territorial, Maurício Simões, destacou a relevância do encontro para o setor.

“Sem dúvida alguma, foi um evento ímpar e de suma importância para exercitar a relação interpessoal do grupo e promover a troca de experiências e de boas práticas adotadas pelos municípios para que os planos de ação estejam em rede com melhor estruturação e que tenham a capacidade de serem executados na prática fortalecendo o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas”, afirmou.

Quem também reiterou a importância do evento foi a secretária de Desenvolvimento Econômico no município de Gandu, no Baixo Sul Baiano, Tauane Lopes. Presente na atividade, para ela “participar da Rede de Atores é de extrema importância para o planejamento e estabelecimento de metas, assim como para pensar estratégias necessárias para o alcance dos objetivos. A troca de experiências proporcionada neste momento, aliada à parceria com as demais ações do Sebrae, provoca um turbilhão de ideias que podem transformar realidades, local e regional, gerando desenvolvimento econômico”, concluiu.

Rafael Lopes
Agência Sebrae de Notícias Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia