Mulher morre no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, com a doença do pombo

Foto: reprodução

Uma notícia que chama atenção para um problema recorrente em Santo Antônio Jesus. A quantidade de pombos no centro e várias ruas da cidade com várias pessoas alimentando essas aves.

Recentemente, uma mulher de 55 anos faleceu em decorrência da criptococose, conhecida como a doença do pombo, transmitida pelas fezes desses animais. Nádia Santos da Boa Morte estava internada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, Bahia, com quadro de insuficiência respiratória aguda, choque séptico, sepse, meningite e hipertensão arterial.

Segundo Reginaldo de Jesus Santos, marido de Nádia, os sintomas iniciais eram dores de cabeça fortes, e ela foi levada quatro vezes à UPA até conseguir a regulação para o Clériston Andrade. Lá, ao fazer exames, foi constatado que a bactéria que se alojou no cérebro era transmitida pelas fezes do pombo.

A criptococose é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite e pode ser assintomática ou apresentar sintomas como dor de cabeça, dor no peito, tosse e erupção na pele.

O pombo considerado saudável não transmite doenças, mas o animal precisa ter uma boa alimentação. No entanto, muitos pombos que vivem pelas ruas das cidades se alimentam de lixo e podem transmitir doenças, como a subespécie pomba-codorniz-roxa, o pombo de granada e a pararu-espelho.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia