Amargosa potencializa cultivo de cacau através da capacitação de agricultores

WhatsApp Image 2023-05-12 at 11.35.12
WhatsApp Image 2023-05-12 at 11.35.11 (1)
WhatsApp Image 2023-05-12 at 11.35.11

O curso de capacitação voltado aos cacauicultores de Amargosa tem como principais objetivos aprimorar a qualidade do cacau e assegurar o retorno financeiro para o negócio. Esse treinamento teve início oficialmente nesta sexta-feira, dia 12, com a presença do prefeito Júlio Pinheiro, e foi viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, e o Sebrae.

A duração da capacitação será de oito meses, com encontros ocorrendo a cada 30 dias. Durante esse período, os agricultores terão a oportunidade de aprender sobre toda a cadeia produtiva do cacau, desde o plantio até a comercialização. O objetivo principal é garantir resultados financeiros mais satisfatórios para seus negócios.

A princípio serão beneficiadas 20 famílias. Uma delas é a de Sr. Juscelino Jesus que está otimista com a formação. “Estava esperando por isso demais. Atualmente, eu produzo 100 arrobas de cacau e pretendo agora dobrar essa meta”, disse entusiasmado.

O cultivo de cacau em Amargosa apresenta números extremamente significativos e representa um potencial econômico para a região. Segundo os dados mais recentes do IBGE, referentes a 2021, a produção média anual de cacau atingiu a marca de 460 toneladas, o que movimentou em torno de R$ 7 milhões na economia local.

“Essas parcerias de capacitação que fazemos é para potencializar a produção do cacau. O fruto já faz parte de nossa tradição e cultura. Nosso objetivo é garantir reais condições de competitividade desses agricultores para que consigam acessar os mercados consumidores”, afirmou o prefeito.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia