São João de Cruz das Almas 2023 bate recorde de público; veja o balanço da festa

Foto: reprodução

O São João de Cruz das Almas 2023 arrastou uma multidão para o Circuito Luiz Gonzaga durante os cinco dias de festa, com shows dos principais artistas do cenário nacional. Mais uma vez, a festa bateu recorde de público e foi um destino seguro para quem curtiu o São João na terra do forró.

De 21 a 25 de junho passaram pelo palco 28 grandes atrações. Entre as quais estavam Wesley Safadão, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Bruno e Marrone, Xand Avião, Santanna, Bell Marques entre outros. “Foi um São João incrível! Mesmo com recorde de público tivemos uma festa em paz, segura, onde todos saíram ganhando. Nossa festa teve como destaques a qualidade de estrutura e organização, a valorização e o investimento na cultura, criando um novo conceito para o São João de Cruz das Almas”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

O São João de Cruz das Almas passou por uma reformulação total desde o ano passado, quando foi criado um novo espaço, fechado e com uma mega estrutura. O Circuito Luiz Gonzaga teve sua área ampliada, com capacidade para mais de 100 mil pessoas, uma super Praça de Alimentação, diversas barracas de bebidas, dois palcos, videomonitoramento, detectores de metais, entradas com revista pessoal obrigatória, Posto de Saúde com equipe multifuncional e um camarote privado.

A estimativa é de que Cruz das Almas recebeu no Circuito Luiz Gonzaga mais de 500 mil pessoas durante os cinco dias da festa. Conforme as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, o São João de Cruz foi novamente um evento seguro, sem ocorrência graves.

“O São João de Cruz deu show na organização, as atrações foram impecáveis e a cidade está maravilhosa. Toda a estrutura e ornamentação estavam incríveis, além da segurança. Me senti super segura durante todo o período. Ano que vem estarei aqui novamente para curtir o melhor São João da Bahia”, destaca Elen Nobre, que veio de Salvador com a família para curtir os festejos.

Economia

O São João de Cruz das Almas é um dos maiores geradores de renda para a cidade. Além de tudo que é gerado antes da festa, movimentando o comércio, que fatura cerca de 50% a mais no período, a rede hoteleira, que trabalha com 100% de ocupação, são centenas de casas alugadas e a agricultura familiar se fortalece com o aumento das vendas de produtos oriundos da produção rural. Também durante os festejos há um ganho ótimo para os bares e restaurantes da cidade, além dos barraqueiros que comercializam dentro do circuito da festa.

De acordo com vendedores de barracas de comidas este ano o aumento nas vendas foi de cerca de 60% referente ao ano passado. Já para quem comercializou bebidas, o aumento foi ainda maior, chegando a 100%.

Outro ponto a ser destacado é a geração de empregos temporários, que este ano também cresceu cerca de 12%. Além disso, os empregos formais já sinalizam o crescimento em torno de 10%.

A Prefeitura calcula um investimento de cerca de R$ 7 milhões com toda a festa e um retorno financeiro para toda a cadeia produtiva de mais de R$ 90 milhões.

Valorização da cultura

Além do circuito principal onde aconteceram os grandes shows, a Prefeitura também realizou o Circuito Oton Silva durante o dia na Praça Senador Temístocles, centro da cidade, com 24 atrações, entre artistas locais, quadrilhas juninas e apresentações culturais. Neste local aconteceu ainda a Feira da Agricultura Familiar e a Vila Artesã Junina, que este ano superou as expectativas de quem comercializou seus produtos no circuito.

Outra característica do São João de Cruz são os blocos juninos e arrastões que acontecem pelas ruas da cidade e animam milhares de pessoas que curtem a essência do São João do interior.

Este ano a decoração da cidade também foi uma das grandes atrações que encantou turistas e cruzalmenses. Na praça principal formavam-se enormes filas para fazer fotografias e eternizar os melhores ângulos de uma cidade que respira a festa junina.

Organização da festa

O São João de Cruz das Almas começa a ser pensado e planejado pela Prefeitura um ano antes, para garantir a qualidade da festa que torna a cidade um dos destinos mais procurados do Brasil no período junino.

Durante a festa, centenas de pessoas trabalham para que tudo saia conforme planejado. Equipes das áreas de segurança, iluminação, estrutura, limpeza, trânsito, saúde, produção de palco, camarins, comunicação entre outras, fazem a festa acontecer e ser mostrada para o mundo.

*ASCOM – Cruz das Almas


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia