Salvador: Seletiva da Beleza Negra acontece na próxima terça-feira na Senzala do Barro Preto

Foto Fafá Araújo/Ilê

Após ser adiada por conta das chuvas, a seleção das 15 finalistas do concurso Deusa do Ébano 2024 do Ilê Aiyê acontecerá na próxima terça-feira (26), a partir das 16h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador.

Centenas de mulheres se inscreveram para o concurso, que é uma das ações afirmativas mais importantes do bloco afro mais antigo do Brasil. A seleção será feita por um júri composto por especialistas em dança afro, moda e cultura afro-brasileira.

As 15 finalistas serão candidatas ao posto de Rainha do Ilê Aiyê, que será revelada no dia 13 de janeiro, durante a 43ª edição da Noite da Beleza Negra. A Rainha eleita assumirá o cargo em um ano especialíssimo, em que o Ilê Aiyê comemora seus 50 anos de existência.

Além de ser um ícone do empoderamento da mulher negra e da luta por igualdade racial, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra. A vencedora da 43ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2024, quando o tema do bloco será “Vovô e Popó – com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. A se não fosse o Ilê”.

A atual Deusa do Ébano é a dançarina e coreógrafa Dalila Oliveira.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia