Fornecimento de água em Salvador e parte da RMS é reduzido para garantir qualidade

Há cinco dias sem água, moradores de Muniz Ferreira pede providencias à Embasa- imagem: divulgação

As fortes chuvas que atingiram a região de Salvador e a bacia hidrográfica do rio Joanes provocaram alterações na qualidade da água bruta da barragem de Joanes 2, o que obrigou a Embasa a reduzir temporariamente o volume de água fornecido para Salvador e parte da região metropolitana.

“Estamos mantendo 80% do volume de água, o que significa que não haverá interrupção do abastecimento. Mas, a redução temporária, que é fundamental neste momento diante das condições do manancial, vai afetar o abastecimento da região. Por isso é fundamental que todos usem a água com economia nesse período”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A redução é necessária para garantir que a água distribuída à população atenda aos padrões de qualidade do Ministério da Saúde. A Embasa ressalta que não haverá interrupção total do abastecimento, mas a população poderá notar uma redução na pressão da água nas torneiras.

A captação de água na barragem de Joanes 2 foi interrompida e técnicos da Embasa trabalham 24 horas por dia no monitoramento da qualidade da água bruta e no ajuste do processo de tratamento. A expectativa é que a produção de água retorne aos níveis normais o mais breve possível.

“Embora o sistema integrado de abastecimento utilize outros mananciais, como as barragens de Pedra do Cavalo e de Santa Helena, a interrupção da captação em Joanes 2 tem um impacto imediato no volume de água disponível”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS. “Estamos com nossas equipes trabalhando dia e noite para conseguir retomar o uso dessa água e regularizar o fornecimento em toda a área afetada”.

O mês de fevereiro foi excepcionalmente chuvoso na região, com índice pluviométrico quatro vezes maior do que o esperado. O grande volume de chuvas arrasta terra, sedimentos e matéria orgânica para o rio, alterando a composição da água e dificultando o processo de tratamento.

  • Salvador
  • Simões Filho
  • Lauro de Freitas
  • Candeias
  • Madre de Deus
  • São Francisco do Conde
  • Ilhas de Salvador (Maré, dos Frades, de Bom Jesus dos Passos)


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia