Prefeitura lança o Salvador Contra a Dengue e abre duas Unidades de Suporte com leitos para urgências e outras ações

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (28), a campanha Salvador Contra a Dengue, que vai intensificar ações coordenadas entre as secretarias para prevenir o avanço da Dengue entre março e abril.

Os detalhes da iniciativa foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS) Ana Paula Matos.

A apresentação ocorreu durante a entrega da requalificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Federação.

O evento destacou a  implantação de duas Unidades de Suporte, sendo uma com 10 leitos em área contígua à UPA do Vale dos Barris e outra com cinco leitos no estacionamento da USF Itapuã.

O objetivo é ampliar a rede de atendimento de urgências e emergências.

O evento anunciou a utilização de tecnologia, com até 2 mil armadilhas do tipo ovitrampa, para monitorar as regiões prioritárias para fazer o controle vetorial e a instituição do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Arboviroses.

O Centro de Operações Especiais (COE), funcionará com a participação de representantes de outras secretarias para melhor coordenar as ações intersetoriais.

O evento anunciou também, o simulado de mesa em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para avaliar a resposta do município a um cenário de emergência provocado pela doença.

Bruno Reis destacou que o número menor de casos em Salvador em comparação com o Brasil se dá por conta dos trabalhos preventivos realizados pela Prefeitura.

“Na vida pública não basta saber fazer, tem que saber a hora de fazer. Nós antecipamos o início dessa operação para o mês de setembro, e de lá para cá uma série de ações estão sendo realizadas que permitiram hoje Salvador, quando se compara com a Bahia, com o Brasil, em especial com as outras cidades, ter o menor índice de infestação”, disse.

Mesmo com o crescimento da doença no país o município está com a situação controlada.

Segundo informações apuradas pelo Blog do Valente, a capital baiana tem atualmente uma taxa de 44,3 casos por 100 mil habitantes, que alcança 479,3 casos.

“Os dados mostram que 80% dos criadouros dos mosquitos estão nas residências e nos estabelecimentos comerciais. Isso significa o quê? Que a população tem um papel crucial nesse enfrentamento. Estamos distribuindo 7 mil cartilhas de educação em saúde e fizemos ações de conscientização com os alunos da rede municipal. Não dá para brincar, o crucial é a vida. Por isso, é importante que todo mundo se mobilize”, completou Bruno Reis.

O prefeito anunciou também a ampliação da vacinação contra a dengue de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Neste final de semana, a Prefeitura vai promover um mutirão nos shoppings de Salvador.

Até o momento, já foram aplicadas 9.668 doses.

“O lançamento oficial desta campanha é para, primeiro, mostrar o que nós já realizamos e tudo o que ainda será feito. Mas, também para orientar a população para juntos estarmos engajados e podermos enfrentar a doença. A Prefeitura não está medindo esforços”, afirmou.

 

 

5C3B4A3C-DB9B-4F36-AC39-D555170B49A3
E9FD5346-A5E1-434B-B4AF-F211255CA55D
C786D830-1CA8-4A71-9F8D-351771834877


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia