Chuvas em Salvador: Codesal aciona sirenes em três comunidades de áreas de risco

Foto: reprodução/ Josimar Moraes -Bahia Notícias

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou o nível de alerta da cidade para o máximo devido ao risco de deslizamentos de terra, em decorrência das fortes chuvas que assolam a capital baiana. As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme foram acionadas em áreas de risco, como Creche, Bosque Real e Moscou, para alertar a população sobre o perigo e a necessidade de buscar abrigo.

As fortes chuvas, que ultrapassaram 150 mm em 72 horas, motivaram a Codesal a acionar as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) na tarde de terça-feira (15).

 Entre os dias 07 e 08 de abril, seguindo o protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), a Defesa Civil já havia acionado as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 14 áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria. Os moradores dessas áreas foram conduzidos a unidades de acolhimento em escolas municipais, onde permanecerão até a cessação do risco.

Em caso de emergência, a população deve ligar imediatamente para o telefone gratuito 199 da Defesa Civil.

Os maiores acumulados de chuva em 24 horas em Salvador, registrados até às 17h de terça-feira (16/04), foram nas localidades de Ondina (66,6 mm), Chapada do Rio Vermelho (58,8 mm) e Federação (58,7 mm).

 A atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico favorece a continuidade das chuvas na capital baiana. A previsão para quarta-feira (17 é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.

As informações sobre a situação das chuvas em Salvador são atualizadas constantemente pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil. A população pode acompanhar as últimas notícias e orientações através dos canais oficiais da Defesa Civil.

É importante que a população tome medidas de segurança durante as chuvas, como evitar áreas de risco, não dirigir em locais alagados e manter-se informada sobre a situação do tempo.

A Defesa Civil de Salvador está atuando de forma preventiva e monitorando a situação das chuvas na cidade. Equipes estão em alerta para atender a qualquer ocorrência e prestar apoio à população.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia