Seis partidos em Valença têm diretórios suspensos pelo TSE

valença
Foto: reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os diretórios municipais de seis partidos em Valença, no Baixo Sul baiano, devido a irregularidades na prestação de contas e à falta de informação do CNPJ. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (18), afeta as seguintes siglas:

  • Avante (Motivo: Falta de prestação de contas);
  • Movimento Democrático Brasileiro (MDB) (Motivo: Falta de prestação de contas);
  • Partido Liberal (PL) (Motivo: Falta de prestação de contas);
  • Partido Renovação Democrática (PRD) (Suspenso por não informar o número do CNPJ);
  • União Brasil (Suspenso por não informar o número do CNPJ);
  • Partido Socialista Brasileiro (PSB) (Motivo: Falta de prestação de contas).

A suspensão dos diretórios municipais significa que os partidos ficam impedidos de:

Receber fundo partidário: O fundo partidário é um recurso financeiro destinado aos partidos políticos para custear suas atividades. Com a suspensão, os partidos não poderão receber esse recurso, o que pode afetar suas atividades políticas.

Receber fundo de campanha: O fundo de campanha é um recurso liberado aos partidos políticos para financiar suas campanhas eleitorais. As eleições de 2024 estão se aproximando, e a suspensão dos diretórios municipais significa que os partidos não poderão receber esse recurso, o que pode prejudicar suas candidaturas.

Recolher doações: Os partidos políticos também ficam impedidos de recolher doações de pessoas físicas e jurídicas.

Realizar ações para arrecadar fundos: Os partidos políticos não poderão realizar eventos, bingos ou outras atividades para arrecadar fundos.

Os partidos políticos suspensos têm um prazo para regularizar sua situação e apresentar as devidas correções ao TSE. Se as pendências forem corrigidas dentro do prazo, a suspensão será suspensa.

Se as pendências não forem corrigidas, os partidos políticos podem sofrer punições mais severas, como o cancelamento do registro partidário.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia