PF desarticula quadrilha que emitia atestados médicos falsos por incapacidade no INSS em Salvador e Vera Cruz

Foto: reprodução

Em uma ação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (8) a Operação Psicose. A operação visa desarticular uma organização criminosa que atuava na fraude de benefícios por incapacidade no estado da Bahia. A ação, que acontece em Salvador e Vera Cruz, cumpre cinco mandados de busca e apreensão e conta com cerca de 30 policiais federais.

As investigações, iniciadas há cerca de dois anos, apontam para a emissão de atestados médicos falsos para justificar a incapacidade de trabalho de diversos indivíduos. Os atestados e relatórios médicos, que alegavam transtornos mentais, eram apresentados à perícia do INSS para a obtenção de benefícios previdenciários indevidos.

A organização criminosa contava com a atuação de intermediários que faziam a ponte entre os falsos beneficiários e os médicos que emitiam os atestados, relatórios e receitas de forma fraudulenta. Os intermediários acompanhavam os beneficiários até as agências do INSS no interior do estado, orientando-os durante a perícia médica.

As investigações identificaram diversos indivíduos que se beneficiaram dos atestados médicos falsos, obtendo benefícios previdenciários mesmo estando aptos para o trabalho e exercendo atividades profissionais normalmente, como motoristas de aplicativo, gerentes de obras, entre outras.

Até o momento, foram identificados ao menos 100 benefícios concedidos de forma fraudulenta, causando um prejuízo ao INSS que supera R$ 6 milhões. Se os pagamentos continuassem, o prejuízo total poderia chegar a R$ 68 milhões, considerando valores retroativos e pagamentos mensais vitalícios.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia