A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou, na semana passada, 11 fraudes no consumo de água em um trecho de 500 metros de uma rua em Conceição do Coité. Segundo a companhia, os chamados “gatos” abasteciam casas e chácaras de alto padrão.

A ação foi realizada após uma denúncia anônima. Técnicos da Embasa localizaram as ligações clandestinas na saída do município, em direção a Retirolândia. Entre os imóveis irregulares, três eram utilizados para criação de gado e possuíam até tanques de peixes.
“Em uma das propriedades, além de carneiros, bois são criados em regime de confinamento e tem até tanque de peixes”, afirmou Ariana Oliveira, gerente do escritório da Embasa em Coité.
De acordo com a empresa, o volume de água desviado seria suficiente para abastecer cerca de 75 imóveis por mês. Para evitar novas fraudes, a Embasa substituiu toda a rede da área e multou os responsáveis pelos imóveis irregulares.
“As ações de fiscalização vão continuar em Coité e toda região. Nos últimos meses, temos enfrentado o rebaixamento do nível da água nos poços que alimentam o sistema integrado de Serrinha e Coité. Além da redução do volume de água disponível no manancial subterrâneo de onde retiramos a água para tratar e distribuir para os moradores, o furto de água também é um sério problema que afeta o abastecimento da população. Quem furta água, gasta sem se preocupar com o consumo, porque não tem que pagar a conta no final do mês. Este volume de água gasto em excesso causa redução de pressões na rede e diminuição no volume distribuído para os outros moradores. Ou seja, prejudica quem tem ligação regular de água”, explicou Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa.
A Embasa reforça que denúncias anônimas sobre fraudes podem ser feitas pelo telefone 0800 0555 195, pelo site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br, pelo aplicativo da empresa ou em postos da rede SAC.