Consultoria do Sebrae aprimora resultados de empresa no Vale do Jiquiriçá

Há um ano e meio, Thiago Carvalho viu no ramo de bares e restaurantes a oportunidade para expandir seu potencial empreendedor em Amargosa, na região do Vale no Jiquiriçá. Vindo da área de eletrônicos, o jovem resolveu empreender com o Espetinho de Ouro, um pequeno bar que funcionava também como lanchonete. Depois visando a profissionalização e ampliação dos negócios, fundou o Volupe Gastro Bar que, aliado à consultoria Sebrae MEDE, vem conquistando bons resultados.

Um dos maiores chefes do Brasil, Mauricio Tocci foi contratado para cuidar do cardápio do Volupe. Juntos, ele e o empreendedor viajaram e visitaram mais de 30 restaurantes de diferentes cidades para elaborar um conceito diferente e proporcionar a qualidade dos grandes bares e restaurantes das capitais adaptada a uma realidade de interior. “Através disso, trouxemos muitas ideias de alguns bares da Bahia e de São Paulo, e grandes restaurantes australianos como o Outback e outras steakhouses que nós visitamos. Foi assim que pensamos: numa steakhouse com uma roupagem para o interior, inaugurando em 10 de agosto do ano passado o Volupe Gastro Bar”, destaca Carvalho.

Com o Sebrae MEDE, o empreendedor conta que foram feitas mudanças nos diferentes setores da empresa que culminaram nos resultados positivos vivenciados pelo negócio. “Mudamos a estrutura física, a oferta de cardápio, a estrutura de armazenamento, os processos de produção da comida, forma de atendimento e todos os aspectos que compõem um restaurante de sucesso foram trazidos para nossa realidade”, revela.

Segundo Carvalho, não existia um controle de qualidade, um padrão de produção e não se anotava, por exemplo, o prazo de validade dos produtos. Com a consultoria, houve o despertar para a necessidade de realizar ajustes necessários a fim de potencializar o empreendimento. “Conseguimos adaptar e trazer uma cozinha com a qualidade que acreditamos ser excelente com muita transparência, porque temos uma cozinha aberta sempre produzindo e finalizando os pratos de forma que os clientes podem observar, o que entendemos ser mais um diferencial para o cliente”, acrescenta.

Thiago, que começou a empreender aos 19 anos, destaca a importância do Sebrae para a transformação e ampliação dos seus negócios. “Já participei do Empretec e no início eu tinha um pequeno negócio de telefonia que, depois do Empretec, consegui triplicar nos dois anos seguintes. Assim, posso dizer que devo todo o meu crescimento e conhecimento à oportunidade que o Sebrae trouxe na época de formar uma turma do seminário em Amargosa”, lembra.

Karla Barros, analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, explica a relevância da consultoria. “As ações do projeto proporcionaram uma maior integração dos empresários do setor, benchmarking entre as empresas, reconhecimento da importância da metodologia Sebrae MEDE no aprendizado e uso de ferramentas e práticas de gestão por resultados, permitindo uma melhor visão e monitoramento do negócio para tomada de decisão baseada em fatos, através dos indicadores de desempenho”, conclui.

Ela destaca que as ações vêm contribuindo para a obtenção de resultados importantes para as empresas atendidas, como aumento de faturamento, redução de desperdícios, melhoria de gestão, melhor posicionamento no mercado e fomento à inovação e acesso a novas tecnologias que aumentam, consequentemente, a competitividade empresarial.

Crescimento

Com a meta de crescimento de 30% alcançada em 2018 em relação ao mesmo período do ano passado, Thiago comemora já pensando nos planos para o futuro. “Temos alguns convites para franquia e sociedades em outras cidades e estamos discutindo. Somos frequentemente elogiados e temos empreendedores que querem participar da ideia Volupe, à qual intitulamos ‘Experiência Volupe – uma forma de servir diferente’, e estamos analisando ainda. Mas, a expectativa é que no próximo ano surjam mais uma ou duas lojas”, comenta Carvalho, que destaca a importância da parceria com a cervejaria Heinekein, fornecendo um suporte de merchandising que contribuiu tanto para seu negócio, quanto para a marca da bebida atrelada ao empreendimento.

Especialidade

No processo de amadurecimento de ideias para o cardápio, com foco inicial na produção de hambúrgueres, o empreendedor visitou diversas hamburguerias, já percebendo o crescimento do consumo do hambúrguer artesanal.“Trouxemos o que havia sido feito de melhor em hamburguerias do Brasil em regiões como São Paulo, Salvador e cidades do interior da Bahia. Nosso chefe é especialista em hot dog e hambúrguer ,tendo viajado o mundo todo estudando. Com isso, oferecemos algumas variações de hambúrguer que têm sido sucesso, além de outras especialidades como a costela suína preparada lentamente com a receita tradicional australiana, e outros diferenciais que atrelamos a exemplo da matéria prima diferenciada com produtos de importação”, explica o empreendedor.

“Carvalho reitera que a proposta está além da experiência gastronômica paliativa. “Queremos que os clientes também se sintam bem ao comer”, finaliza Carvalho.

Rafael Lopes / Agência Sebrae de Notícias Bahia



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