Secretaria de Saúde de Amargosa divulga nota após primeiro caso suspeito de Coronavírus no município

A Secretará de Saúde do Município de Amargosa divulgou, nesta quinta-feira, 12,  após um criança   dá entrada  no hospital do município por suspeita de coronavírus.

Segue a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Amargosa (SESAU) informa que foi notificada, na tarde desta quinta-feira (12), a respeito de um caso suspeito de COVIDE-19, o novo Coronavírus.
Deu entrada na unidade hospitalar municipal, um paciente apresentando  sintomas respiratórios, e febre. Com histórico de contato com familiar oriundo de um país da Ásia, com sintomas compatíveis com infecção por COVIDE-19, que não procurou nenhuma unidade de saúde do município, evoluindo com melhora e retornando ao seu país de origem. 
A equipe médica do HMA, ao colher o histórico do paciente e os sinais e sintomas, classificou o caso como suspeito para o novo Coronavírus e imediatamente tomou todas as medidas necessárias para o cuidado do paciente e também da nossa população.
É importante salientar que não há motivo para pânico, uma vez que o caso é uma suspeita isolada e segue ainda em investigação. Nenhum episódio foi detectado até o momento, no município. 
A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) já foi notificada e todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, conforme protocolo do Ministério da Saúde, até a conclusão do exame laboratorial para confirmar ou não o vírus; visando não apenas o acompanhamento do caso, mas também a promoção da saúde da paciente.
Independente de confirmação de casos, é importante que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus e outras doenças respiratórias, tais como: evitar o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados; lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações quando apresentar sintomas de doenças gripais.
A SESAU informa ainda que as unidades de saúde do município estão vigilantes e preparadas para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, dentre outras.
Secretaria de Saúde de Amargosa


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia