Laticínio de Amargosa recebe certificação do Serviço de Inspeção Municipal

Foto: Assessoria de Comunicação da CAR

Em mais um avanço significativo para fortalecer a agricultura familiar na Bahia, o Laticínio Cantinho da Roça, localizado em Amargosa, obteve a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Ao Blog do Valente, afirmaram que essa  conquista representa um passo importante para a proteção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos provenientes da agricultura familiar baiana, proporcionando mais segurança à população.

O Laticínio Cantinho da Roça é um exemplo exemplar de empreendimento que se adapta às exigências do SIM para garantir a regularização e a qualidade de seus produtos. Andrea Rezende, representante do laticínio, destaca a importância desse processo, afirmando: ““Buscamos nos legalizar, nos adequamos. Antes vivíamos com o risco de ter nossos produtos retirados das prateleiras de onde comercializávamos pela vigilância sanitária,” disse ao Blog do Valente.

A certificação do SIM marca um momento crucial para empreendimentos como o Laticínio Cantinho da Roça, como ressalta Fabio Rezende. Ele destaca ao Blog do Valente que a obtenção do selo proporcionou uma nova visão para o negócio, impulsionando o crescimento da empresa.

Foto: Assessoria de Comunicação da CAR

As ações de estruturação e funcionamento do SIM são realizadas em parceria com os Consórcios Públicos e as prefeituras municipais. Essa certificação fortalece o processo de comercialização de produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, mel e pescados, garantindo que estejam em conformidade com as normas exigidas. Isso possibilita a entrada desses produtos com valor agregado nos mercados atacadistas e varejistas dos territórios onde as agroindústrias estão localizadas.

A CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já investiu R$ 8,1 milhões na implantação do SIM. Para este ano de 2023, está prevista a certificação de mais de 60 agroindústrias em diversas regiões da Bahia. Esses investimentos têm o objetivo de apoiar o crescimento e a profissionalização do setor, promovendo a inserção dos produtos da agricultura familiar baiana no mercado de forma regularizada e competitiva.

A certificação do SIM não representa apenas um selo de qualidade, mas também uma oportunidade para os empreendimentos da agricultura familiar ampliarem sua presença no mercado e conquistarem a confiança dos consumidores, com um número cada vez maior de agroindústrias certificadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia