Prefeitura de Amargosa inaugura novas instalações da Escola Dom Florêncio Sisínio Vieira

Escola 1
Escola 2
Escola 3
Escola 4
Escola 5

A prefeitura de Amargosa inaugurou as novas instalações de uma das maiores unidades de educação infantil e ensino fundamental do município, nesta segunda-feira (11). A Escola Dom Florêncio Sisínio Vieira, situada no bairro da Catiara, passa a funcionar com 11 salas de aula, oferecendo 395 vagas para o ano letivo de 2024, do Grupo 5 ao 5° ano do ensino fundamental. A obra custou mais de R$ 4 milhões, provenientes de recursos próprios da prefeitura.

Com uma estrutura moderna, ampla, arejada e totalmente acessível, a nova unidade também conta com uma biblioteca, sala de recursos multifuncionais, sala para oficinas, quadra poliesportiva coberta, refeitório e dependências administrativas.

A reconstrução da Escola Dom Florêncio é parte de um plano de reestruturação e modernização das escolas de Amargosa que teve início há sete anos. “Primeiro, construímos a Creche Tia Delcinha, a Escola Rosalina Figueiredo e reformamos a Escola Almeida Sampaio, esta com auditório, refeitório e campo de grama sintética. No próximo ano, vamos entregar a Escola Monsenhor José de Almeida, totalmente reconstruída; e a Creche Tia Maru, maior unidade de educação infantil do Vale do Jiquiriçá”, disse Márcia Batista, secretária da Educação.

Segundo o prefeito Júlio Pinheiro, o projeto tem como objetivo, a implantação da educação em tempo integral. “A meta é ter dois mil alunos no ensino integral até o fim de 2024 e isso só será possível com a modernização e ampliação das unidades de ensino”, afirmou.

Abertura da 1ª Feira de Ciências e Matemática de Amargosa (Fecima)

Foi aberta nesta segunda-feira (11), durante a cerimônia de inauguração da Escola Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o tema “Tecnologia e inovação para sustentabilidade socioambiental climática” a 1ª Feira de Ciências e Matemática de Amargosa (Fecima). Até esta terça-feira (12), os estudantes das redes públicas (municipal e estadual) e provadas de Amargosa apresentarão trabalhos nas duas áreas de conhecimento. No fim do dia, o melhor trabalho vai ser premiado e irá representar a cidade na competição estadual.

A Fecima foi criada a partir de uma iniciativa da secretaria municipal de Educação em colaboração com o Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com o propósito de fomentar, promover e difundir as experiências, pesquisas e atividades matemáticas e científicas. Neste primeiro ano, foram realizados e apresentados nas feiras escolares de ciências e matemática 78 projetos de 13 escolas públicas municipais. As escolas públicas estaduais apresentaram 60 projetos. Na rede privada foram 26 projetos.

O prefeito Júlio Pinheiro disse que o município propõe uma educação que aborde todas as dimensões da construção do cidadão, desde o conteúdo em sala de aula até sua aplicação fora da sala, e a Fecima é uma dessas iniciativas. “Nada é mais importante e transformador como a educação. Ela abre as portas para uma profissão e para o sucesso mas, sobretudo, dá a condição das pessoas estarem no mundo sabendo quem são, porque estão e o que precisam fazer junto à sociedade”, disse o prefeito.

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia