A cidade de Vera Cruz será palco da Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática e Transformação Ecológica: como construir um Brasil mais resiliente, reduzir vulnerabilidades e diminuir as emissões de gases de efeito estufa a partir dos municípios.” O encontro acontecerá no Village Itaparica, no dia 24 de janeiro de 2025, às 8h30.

A conferência faz parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo promover o engajamento da população na formulação de propostas para enfrentar a emergência climática, além de eleger os delegados que representarão Vera Cruz na etapa estadual.
Temas e objetivos
- Após agenda em Brasília, prefeito de Vera Cruz pede revisão do pacto federativo e alerta para peso dos encargos sobre prefeituras
- Homem é conduzido à delegacia por descumprimento de medida protetiva em Itaparica
- Líder do tráfico de drogas em Vera Cruz morre em confronto durante operação policial em Salvador
Os participantes debaterão soluções práticas dentro dos cinco eixos temáticos definidos pela CNMA:
- Mitigação;
- Adaptação e preparação para desastres;
- Justiça climática;
- Transformação ecológica;
- Governança e educação ambiental.
Educação ambiental e responsabilidade climática
Silene Costa, diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental de Vera Cruz, destacou a importância do evento.
“Essa iniciativa só reforça o compromisso de Vera Cruz com a educação e conscientização das pessoas sobre a responsabilidade climática. É dever de cada um de nós discutir novas frentes estratégicas em relação ao nosso clima e seu impacto no meio ambiente e na sociedade.”
Participação aberta e gratuita
O evento é gratuito e destinado a brasileiros a partir de 16 anos, que poderão votar nos delegados e colaborar com até dez propostas para os eixos temáticos, sendo duas por eixo. As ideias formuladas nas conferências municipais terão potencial de influenciar políticas públicas estaduais e nacionais, contribuindo para um impacto ambiental positivo.
Serviço
📅 Data: 24 de janeiro de 2025
⏰ Horário: 8h30
📍 Local: Village Itaparica
📩 Informações: meioambienteveracru834@gmail.com
A conferência representa uma oportunidade para unir esforços locais e promover um futuro mais sustentável e resiliente para a sociedade.





