A etapa de sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos, foi concluída nesta semana após um ano de trabalhos. Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (4) pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Concessionária Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, em evento voltado à comunidade acadêmica especializada.
A investigação geotécnica marca um feito inédito no país ao alcançar 200 metros de profundidade para coleta de amostras intactas do solo marinho. A análise detalhada permitirá definir com precisão as fundações da ponte, considerada uma das maiores obras de infraestrutura da história da Bahia.
Ao todo, foram realizados 105 furos ao longo do traçado da ponte, com destaque para a perfuração em águas profundas, no canal central da Baía de Todos-os-Santos, onde a lâmina d’água atinge 67 metros. A sondagem também passou por etapas em terra no município de Vera Cruz e em águas rasas com até 10 metros de profundidade.
De acordo com Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária, foram utilizados equipamentos de alta tecnologia vindos da China, capazes de manter a integridade morfológica das amostras. “Garantimos segurança e um projeto de engenharia preciso para construir a melhor ponte para os baianos”, afirmou.
A análise revelou diferenças geológicas entre os dois lados da baía. No trecho próximo à Ilha de Itaparica, foi identificado um solo mais jovem, com material rochoso de boa qualidade logo abaixo de uma fina camada sedimentar. Já no lado de Salvador, o material sedimentar se estende por uma camada mais espessa, com rochas de menor resistência intercaladas com camadas mais firmes, refletindo a idade geológica da região, que chega a 241 milhões de anos.
O superintendente de planejamento e logística da Seinfra, Mateus Dias, destacou que a sondagem forneceu um “retrato preciso das profundezas da Baía de Todos-os-Santos”, fundamental para a execução da obra.
A operação mobilizou uma estrutura robusta, com três balsas, uma plataforma de perfuração e um sistema avançado de compensação de ondas — também importado da China —, garantindo precisão mesmo em condições climáticas adversas. O investimento na etapa foi de R$ 200 milhões, gerando 300 empregos diretos e contratando mais de 20 empresas baianas.
Com a conclusão da sondagem, o próximo passo será a finalização do projeto de fundações pela concessionária e a mobilização dos canteiros de obras, marcando um novo avanço na construção da tão aguardada ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica.