
O longa franco-baiano Madeleine à Paris, dirigido por Liliane Mutti, será exibido nesta quarta-feira (27), às 19h, na sede social da praia de Cacha-Pregos, em Vera Cruz. A exibição faz parte do lançamento da Vera Cruz Film Comission, iniciativa que visa impulsionar a produção audiovisual do município.
A diretora Liliane Mutti comentou sobre a importância do evento: “Casar esse duplo lançamento é uma honra e uma alegria enorme. Acredito muito no potencial internacionalista do cinema baiano e tenho certeza que a Vera Cruz Film Comission chegou pra ficar”.
O município de Vera Cruz, que ocupa cerca de 87% da Ilha de Itaparica, é conhecido por praias como Cacha Pregos, Berlinque, Praia da Penha e Tairu, além de possuir patrimônio histórico colonial do século XVI. O prefeito Igor Pinho destacou o potencial local para atrair produções audiovisuais: “Temos potencial para fazer da ilha um destino atrativo para os diretores de cinema contarem as mais diferentes histórias”.
- Após agenda em Brasília, prefeito de Vera Cruz pede revisão do pacto federativo e alerta para peso dos encargos sobre prefeituras
- Homem é conduzido à delegacia por descumprimento de medida protetiva em Itaparica
- Líder do tráfico de drogas em Vera Cruz morre em confronto durante operação policial em Salvador
O cineasta Anderson Soares Caldas, sócio da Cine Arts, afirmou que a Film Comission vai facilitar a vinda de produções de filmes e séries, gerando empregos e movimentando a economia local. “É bom lembrar que 30% do valor da produção fica na cidade em que é filmada. Além disso, as produções audiovisuais fomentam o turismo em dois momentos: durante a produção local e posteriormente, quando as pessoas veem o filme e se interessam em visitar os locais de filmagem”, explicou.
O secretário de Cultura e Turismo, André Reis, informou que será criado um catálogo de fornecedores, atores e técnicos locais. “Vamos realizar oficinas para capacitação da mão de obra em cenografia, figurino, maquiagem, cinegrafista, produção e cursos de formação de atores, diretores e roteiristas”, disse.
Sônia Maria Haas, produtora de Doutor Araguaia, ressaltou o potencial do município: “Vera Cruz tem um potencial muito grande para absorver produções audiovisuais. Além disso, também deve-se estimular produções sobre histórias locais, que preservem a memória do lugar”.
O filme acompanha a trajetória do artista baiano Roberto Chaves, criador da Lavagem da Madeleine, maior celebração da cultura baiana e afro-brasileira na Europa. Com caráter etnográfico, a obra revela mais de 23 anos da Lavagem, abordando identidade, saudade e resistência, e mostrando como tradições baianas ecoam em solo europeu.
A exibição será gratuita e terá debate com a diretora Liliane Mutti, a produtora Fabíola Aquino, o diretor de fotografia Daniel Zarvos e o Babalorixá Pai Pote, personagem central da obra. A mediação será feita pela atriz Cristiane Pinho. O longa integra a programação do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, marcando os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países.
Liliane Mutti comentou sobre a circulação do filme: “Chegar a Vera Cruz com a circulação de um filme franco-afro-baiano, pra mim, é a consagração do percurso do Madeleine à Paris, que foi lançado nos festivais, passou pelas salas de cinema, chegou à TV através do Canal Brasil e agora vai para o tête-à-tête com o público”. Após Vera Cruz, o filme segue para exibição em São Paulo.
Serviço
O que: Lançamento da Vera Cruz Film Comission e exibição do filme Madeleine à Paris
Quando: 27 de agosto, às 19h
Onde: Sede social Cacha-Pregos, Vera Cruz/BA




