Vereador Jeir Santana cobra obras de saneamento e calçamento em bairros de Laje: “É um absurdo o que os moradores enfrentam”

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Laje desta terça-feira (13), o vereador Jeir Santana voltou a cobrar da gestão municipal maior atenção às obras de infraestrutura urbana, em especial nas áreas de saneamento básico e calçamento. Ele destacou vários pontos críticos na sede do município e em comunidades rurais, mencionando inclusive demandas antigas que continuam sem solução.

Imagem: reprodução

Segundo o vereador, há locais onde manilhas foram adquiridas, mas nunca utilizadas para resolver problemas recorrentes de escoamento de água. “Já tem dois anos que 20 manilhas estão lá no Calabar, conseguidas ainda na gestão do ex-prefeito Binho. Até hoje não foram instaladas. É um absurdo”, afirmou.

Jeir também apontou problemas semelhantes em outras regiões. “Lá na casa da dona Isabel, na rua da linha, quando chove é um desastre. Estão construindo lá em cima, e quando a água desce, acaba com tudo aqui embaixo. A prefeitura precisa encomendar as manilhas, fazer o levantamento e executar a obra.”

Outro local citado foi a subida para a comunidade do Pão de Ferro, que segundo ele precisa de cerca de 60 manilhas para evitar alagamentos e atoleiros. “Toda vez que chove, ninguém passa ali de carro, só de moto. Vou filmar na próxima chuva para mostrar a realidade daquela gente”, prometeu.

Além das obras de drenagem, o vereador falou sobre a necessidade de pavimentação em diversas ruas, a exemplo da que liga o bairro da agricultura até a casa do amigo Rocco do INCRA, passando também por áreas onde houve enchente e o calçamento não foi refeito. “Ali na rua de Ariso, na rua de Ademir do Salão… são menos de 200 metros, mas essenciais. Se a rua do Penedo for interditada, não temos outra passagem”, alertou.

Jeir destacou ainda sua articulação junto à engenheira Vanessa e à prefeita Jaciara Reis para que essas obras entrem no planejamento do município. Ele defendeu que os investimentos em infraestrutura devem ser vistos como prioridade. “As famílias não aguentam mais esperar. A cidade está crescendo, mas essas ruas continuam esquecidas.”

Ao final do discurso, o vereador pediu agilidade da Secretaria de Infraestrutura e cobrou que os secretários se antecipem aos problemas. “Se a prefeitura não planejar agora, vamos perder mais seis meses. Estamos quase na metade do ano e muita coisa ainda não andou. O povo está esperando.”