
As mulheres de Santo Amaro e região passam a contar, a partir desta terça-feira (7), com um atendimento ainda mais especializado e humanizado para registro e acompanhamento de casos de violência doméstica.
A nova sede do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) foi inaugurada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Amaro. A unidade fica situada na Avenida Ruy Barbosa, bairro de Bonfim, e conta com espaços mais amplos, confortáveis e privados, além de equipe multidisciplinar capacitada para atender às mulheres com sensibilidade e respeito.
Os Núcleos Especiais, são vinculados ao Departamento de Polícia do Interior – DEPIN, na estrutura das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior – COORPIN, cuja finalidade será a de oferecer serviço de atendimento especializado à mulher em situação de violência doméstica e familiar nos municípios onde não houver Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, como forma de ofertar atendimento especializado a toda e qualquer mulher vítima de violência doméstica e familiar.
A nova sede é a 43ª unidade entregue este ano, por meio do Programa de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública, entre novas unidades e reformas.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a estrutura proporciona melhores condições para os servidores desempenharem o trabalho e, também, para as mulheres receberem o atendimento adequado. “O combate à violência doméstica é prioridade do Governo do Estado e o apoio municipal para o fortalecimento da rede de enfrentamento é de suma importância para que possamos expandir, cada vez mais, o atendimento especializado no interior”, afirmou.
A prefeita da cidade, Alessandra Gomes, destacou a importância da parceria entre o governo estadual e municipal para a implantação da nova sede do Neam. “Esse é um espaço importante para acolher e prestar assistência às mulheres vítimas de violência. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria que vai contribuir para a proteção das nossas mulheres”, disse.
Outras intervenções físicas da SSP
O Programa de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública já beneficiou mais de 25 cidades, só este ano. Salvador, Feira de Santana, Brumado, Guanambi, Serrolândia, Itabuna, Irecê, Andaraí, Gandu, Amargosa, Sítio do Mato, Serrinha, Caetanos, Urandi, Carinhanha, Wanderley, Sento Sé, Crisópolis, Bom Jesus da Lapa, Iaçu, Campo Formoso, Teixeira de Freitas, São José do Jacuípe, Curaçá, Vale do Jiquiriçá, Quijingue e Santa Maria da Vitória foram contempladas até o momento.
Cerca de R$ 650 milhões serão investidos em todo o projeto, que prevê a entrega de cerca de 500 unidades em todo o estado.