Ionã Scarante lança Pássaro-nuvem, seu primeiro livro

Foto: reprodução

A professora e escritora Ionã Scarante, lançou, no último dia 5, seu livro Pássaro-nuvem na Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, durante o Reencôncavo Saúde 2024, na cidade de Santo Antônio de Jesus.

Ionã Scarante apresentou à comunidade acadêmica e aos visitantes do evento o processo de criação do seu livro, que é dividido em três partes: Pássaros, Nuvens e Voos. 

A primeira parte do livro apresenta poemas recheados de emoções e vivências familiares. A segunda parte, denominada Nuvens, apresenta poemas que abordam perdas, medos, solidão e isolamentos. A terceira parte, intitulada Voos, apresenta poemas que exploram a metalinguagem.

Imagem: reprodução

A obra é uma edição de bolso, composta por 40 poemas. O livro compõe a coleção Poessências, da Editora Mente Aberta. A coleção é composta por quinze livros, todos com 80 páginas, de autores/autoras de várias partes do país. São quinze vozes potentes versando sobre os mais diversos temas: isolamento, ternura, dores, alegrias, voos, glórias, medos, solidão, sonhos… A coleção também conta com a organização da professora Ionã Scarante, juntamente com o editor Pedro Camilo de Figueirêdo, que assinam a apresentação de todos os livros que a integram.

O livro de poemas, estrelado por Ionã, conta com poemas éditos, publicados nas diversas coletâneas que ela participou e ou organizou, e por poemas inéditos escritos ao longo da vida . O prefácio da obra é assinado pela professora e escritora Rita Queiroz. Em seu texto ela diz que “Pássaro-nuvem tem cheiro de lavanda, de biscoito de vó, de leite fervendo na panela. Tem cheiro de amor, tem brilho e tem cor, tem fantasia, essências que dão o tom da poética de Ionã Scarante”. Segundo a prefaciadora, esse livro “é vida pulsando a toda hora, é o vibrar das emoções cotidianas…”

O livro nos convida a voar como um passarinho e a pensar a escrita poética também como lugar de cura. Os poemas estendem suas asas sobre nós, trazendo em seus versos memórias, saudades e todas as reinvenções que a vida nos convida a fazer. Certamente esse livro-pássaro seguirá voando pelo mundo, encantando leitores de todas as idades.

 Conheça Ionã Scarante 

Ionã Scarante é baiana da cidade de Nazaré, no Recôncavo, mãe de Maria Flor e Henrique. Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – campus Valença). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano). Membro dos coletivos Mulherio das Letras, Confraria Poética Feminina e Confraria de Autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). Foi organizadora e coautora de várias antologias poéticas. É autora do livro de poesias Pássaro-nuvem (2023) e do livro infantil Anjo de Barro (2022).

WhatsApp Image 2024-03-10 at 20.41.06 (1)
WhatsApp Image 2024-03-10 at 20.41.06 (2)
WhatsApp Image 2024-03-10 at 20.41.06
WhatsApp Image 2024-03-10 at 20.41.07 (1)
WhatsApp Image 2024-03-10 at 20.41.07

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia