Hemóvel da Hemoba visita Cruz das Almas para campanha Junho Vermelho

Foto: reprodução

A unidade móvel de coleta da Hemoba está em Cruz das Almas, nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21/06, como parte da campanha Junho Vermelho e do esquema especial montado pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento de saúde durante o período junino. O objetivo é garantir que tanto os moradores locais quanto os turistas desfrutem dos festejos do São João com toda a estrutura necessária. Mais de R$ 3 milhões foram investidos em ações de vigilância, assistência à saúde e sensibilização da população para aumentar os estoques de sangue.

O Hemóvel estará estacionado na Praça Senador Temístocles, no centro da cidade, atendendo os candidatos à doação das 8h às 17h. A unidade móvel facilita o acesso dos voluntários à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea. Com capacidade média de atendimento de 60 bolsas de sangue por dia, a coleta externa contribui para o aumento do estoque de bolsas de sangue. A unidade fixa mais próxima da Hemoba em Cruz das Almas está em Santo Antônio de Jesus, atendendo de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, e sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 16h.

O Junho Vermelho é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a importância dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue. Neste mês, a quantidade de doações costuma diminuir devido a vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias causadas pelo clima mais frio e chuvoso, aumento das viagens devido às férias escolares e celebrações das festas juninas na região Nordeste. Além disso, a demanda por transfusões de sangue aumenta devido a um maior número de acidentes nas estradas e casos de queimaduras causadas por fogos de artifício durante os festejos juninos.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, não deve ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não deve ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas horas anteriores à doação. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas 24 horas seguintes à doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, garantindo a segurança contra contaminação. É necessário apresentar um documento



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia