Dom Macedo Costa: Projeto da EJA resgata história do prédio escolar profª Maria Bernadete

30d0eafa-aa65-4f76-a4e4-ff5426607777
d04fa23d-64d9-4ff4-8b27-5559622a76a4
e9daa984-9e87-40c6-af52-5b0f795708e3

Uma noite para conhecer e relembrar parte importante da história da educação em nosso município. Foi com esse propósito que as turmas da EJA da Escola Municipal Profª Maria Bernadete Borges realizaram a culminância do projeto “Minha escola tem história”, na noite da última quarta-feira (29). Os trabalhos tiveram como objetivo conhecer a história da professora Maria Bernadete Borges Pinheiro, através de relatos e registros, evidenciando sua contribuição no processo político e educacional de Dom Macedo Costa. O projeto também apresentou as mudanças ocorridas no prédio onde atualmente funciona a escola, que após 9 anos inativo e em estado de depredação, foi totalmente reformado em 2018 e atualmente já voltou a servir a comunidade macedense.
A programação, organizada pela escola sob a direção da professora Rejane Piton, através da coordenadora municipal da Educação de Jovens e Adultos, Nilzete Almeida e demais professores, contou com apresentações artísticas dos estudantes e funcionários, com dramatizações, declamação de poesias e exibição de vídeos retratando etapas marcantes da vida da professora que nomeia atualmente o prédio escolar. As sobrinhas da professora Maria Bernadete foram convidadas para o evento e bastante emocionadas, agradeceram pela homenagem prestada pela equipe gestora. “Tudo aqui foi representado de forma muito fiel aos princípios deixados por Maria Bernadete, a nossa tia Dete. Ela defendia desde aquela época a emancipação da mulher, e nos ensinava que a classe trabalhadora só ascende socialmente através da educação”, ponderou a sobrinha e também professora, Mara Borges.
A secretária de Educação, Élida Piton, também pontuou o papel marcante que a professora Bernadete Borges desempenhou na educação municipal e a importância das novas gerações de macedenses conhecerem sua história. Natural do município, Maria Bernadete nasceu em 1928 e foi a primeira professora de Línguas Estrangeiras (Inglês e Francês) em Dom Macedo Costa, exercendo também a função de Delegada Escolar, sendo responsável pela administração das escolas da rede estadual por quase 30 anos. A professora Bernadete faleceu em 2017, aos 89 anos, cercada de atenção e carinho de suas sobrinhas, todas também professoras.

Ascom Prefeitura Dom Macedo Costa



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia