Dom Macedo Costa sedia encontro do projeto S.O.S. Rio Jaguaripe

0b1969e2-7e6b-415c-9e5c-370eb2357818
53998869-2210-465a-b647-8104bc69bb07
f1eb93f9-b0e8-4ff8-aaa4-0320ce6c55c7

Representantes de municípios da região estiveram presentes nesta quarta-feira (28), na reunião do projeto S.O.S. Rio Jaguaripe, sediado desta vez em Dom Macedo Costa. Fazem parte do projeto os oito municípios que são cortados pelo Rio Jaguaripe (Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, Nazaré, Aratuípe e Jaguaripe). Este foi o sétimo encontro desta etapa inicial do projeto, que tem como propósito a implantação do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Jaguaripe, integrando os municípios para a conservação deste importante curso hídrico local.

O engenheiro ambiental Lucas Santana, um dos membros da comissão de implantação do consórcio, explicou que este tem sido o momento de dialogar e mobilizar os municípios, além de estabelecer parcerias com demais entidades nas esferas estaduais e da justiça, afim de fomentar ações para a preservação e recuperação da Bacia do Rio Jaguaripe, em toda a sua extensão, da nascente até a foz, promovendo o uso sustentável desse recurso natural, além da elaboração de um plano intermunicipal para ações nas áreas degradadas do rio. O promotor público de Meio Ambiente, Dr. Julimar Barreto, também esteve na reunião e explanou sobre as formas legais de enfrentamento para os diversos problemas ambientais que permeiam os mananciais hídricos.

O prefeito Egnaldo Piton, anfitrião do encontro, destacou a importância de se formar o consórcio, como maneira dos gestores da região unirem forças para se angariar recursos financeiros e contratarem equipe técnica especializada para o projeto. Já a secretária de Meio Ambiente, Mara Borges, pontuou que embora Dom Macedo seja um município territorialmente pequeno, possui problemas ambientais grandes, mas que as ações pontuais realizadas já geram respostas positivas. A secretária também anunciou as primeiras intervenções locais do projeto no município, que serão realizadas na propriedade de José Arnaldo Lemos (Zéu Lemos), também presente na reunião. O próximo encontro do S.O.S. Rio Jaguaripe acontece dia 05 de dezembro em Muniz Ferreira.

Ascom DMC



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia