
Durante as celebrações em homenagem a São Roque, padroeiro de Nazaré, no Recôncavo baiano, a secretária Márcia Valéria destacou a relevância da festa para a comunidade e explicou um anúncio feito pelo padre durante a última novena.
“São Roque não é o nosso padroeiro do município, mas é considerado a festa de São Roque para todo mundo, nós de Nazaré, é a maior festa religiosa”, afirmou Márcia.
Ela comentou também sobre o presente mencionado pelo padre: a solicitação de sanção de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para tornar a festa de São Roque um patrimônio imaterial do município.
“Então, para nós, Nazaremos, é de grande felicidade tornar esta data… Tornar a Festa de São Roque como um patrimônio imaterial da cidade”, completou a secretária.
Márcia ressaltou ainda a dedicação de todos que participam da festa e o papel dos padres na celebração das novenas.
“Viva São Roque, o nosso glorioso São Roque, que nas arenas temos muita fé nele, e agradecer, agradecer ao padre, aos padres, aliás, que celebraram as nove novenas do município, e a todos nas arenas”, disse.
A programação do dia inclui a tradicional procissão, que reúne centenas de fiéis dispostos a caminhar em demonstração de fé e devoção.
“E vamos com fé à tarde, para a procissão, porque quem tem fé vai a pé”, concluiu a secretária.
O reconhecimento da festa como patrimônio imaterial representa um marco na preservação das tradições culturais de Nazaré das Farinhas, reforçando o valor histórico e religioso da celebração que completa 170 anos.
A expectativa é que a oficialização como patrimônio incentive ainda mais a participação da comunidade e o fortalecimento da cultura local, garantindo que as próximas gerações continuem celebrando São Roque com a mesma devoção.




