
A secretária de Administração de Varzedo, Juliana Pedreira, afirmou em entrevista ao Blog do Valente nesta quarta-feira (4) que está providenciando a publicação do decreto de estado de calamidade após os temporais que deixaram casas alagadas e famílias sem ter para onde ir. Segundo ela, a gestão também vai buscar aluguel social para retirar das áreas de risco os moradores que estão alojados na Creche Nossa Senhora da Conceição.
“A gente está sim providenciando a publicação do decreto de calamidade porque foi ativada por forças da natureza. Nós homens não temos domínio, então a gente está providenciando. Estamos consolidando os dados das áreas atingidas, das famílias afetadas, da quantidade de vias que foram interditadas e que a gente está tentando fazer o restabelecimento das vias.”, disse.
De acordo com a secretária, o município está reunindo informações sobre as áreas atingidas, o número de famílias afetadas e as ruas que ficaram interditadas, para formalizar o decreto e dar andamento às medidas necessárias.
Juliana Pedreira lembrou que a cidade já enfrentou enchentes em outros momentos, mas afirmou que desta vez a intensidade e a rapidez da chuva foram maiores, com grande volume de água e solo encharcado. Ela também destacou que os serviços de saúde continuam funcionando para dar suporte às famílias.
“Realmente é uma situação muito triste. A gente já, em outros momentos, teve algumas situações de enchente em algumas áreas, mas nunca nessa rapidez e nessa violência. Então, ontem à noite mesmo, a gente resgatou algumas famílias, a gente trouxe para a creche, a gente está oferecendo aqui suporte médico, suporte nutricional. Então, as famílias estão recebendo alimentação. Nós temos médico na unidade, a equipe de saúde passou a noite aqui com as famílias, a equipe de segurança, assistência social. Nós estamos em uma força-tarefa. Todas as secretarias incluídas, em ofertar, nesse momento tão difícil, o que a gente puder de melhor para confortar essas famílias.”, afirmou.
Segundo a secretária, a prefeitura também está em contato com deputados estadual e federal mais votados no município para que façam uma visita às áreas atingidas e colaborem com apoio e doações. O objetivo, de acordo com ela, é retirar as famílias das áreas consideradas de risco e buscar novas alternativas de moradia.
“Nós estamos empenhados nisso. Apesar de não fazer parte do orçamento, todas as despesas, até o momento, estão sendo cobertas pela Prefeitura. Estamos também em contato direto com o nosso deputado estadual e federal. Inclusive, estão vindo aqui amanhã fazer uma visita nas áreas e ver o que eles podem fazer também para colaborar em termos de doação. E a gente está também em contato com a Defesa Civil, então o Governo do Estado dando também todo o apoio para a gente. E a gente nessa parte mesmo de estatística, porque a gente precisa realmente retirar essas famílias dessas áreas e ofertar uma nova habitação. Porque a gente sabe que a força da natureza, a gente não tem programação do planejamento exato. No momento estão alojadas aqui, a gente vai buscar aluguel social para estar colocando essas famílias fora dessas áreas de risco.”, declarou.



