Oito praias impróprias para banho nesse feriadão em Salvador

Apesar da previsão de chuva para este final de semana, o sabado (12) amanheceu com sol em toda a capital baiana. Mesmo com o tempo bom para praia, os soteropolitanos que pretendem aproveitar o feriadão na beira do mar devem ficar atentos, pois oito estão impróprias para banho.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Amaralina (no fundo da Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário), Pituba (em frente a escada de acesso à praia e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas) e Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares).

Ja na Baía de Todos os Santos, seis praias estão avaliadas como impróprias para banho nesta semana, são elas: Cabuçu (em frente às barracas), Mutá (em frente à ponte de Mutá), Barra Grande (ao lado do Cais de Barra Grande), Barra do Pote (em frente às barracas de praia), Mar Grande (em frente à Praça Principal), Amoeiras (em frente à Pousada de Amoreiras).

Balneabilidade
De acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1 mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Ainda de acordo com o Inema, o período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Correio da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia