Sai a programação do Carnaval de Salvador; R$50 milhões de investimentos na festa

O prefeito ACM Neto apresentou na manhã desta terça-feira(17) detalhes sobre o Carnaval 2017, destacando que este ano a cidade homenageia a música, durante a festa que vai ser realizada quase no fim de fevereiro. A apresentação foi no Teatro Gregório de Matos, na presença da imprensa e de outros dirigentes municipais. A festa, com toda a estrutura, vai custar cerca de R$50 milhões, mas o prefeito disse que o município vai investir menos da metade desse valor.

Ele apresentou a marca do carnaval, que já está em alguns pontos da cidade, bem como os patrocinadores que vão, segundo a prefeitura, financiar maior parte das despesas previstas. Disse que com os patrocinadores, a prefeitura vai promover algumas surpresas para os foliões que estiverem nas ruas durante a folia, especialmente com a patrocinadora das bebidas.

Disse que falta fechar um outro contrato comercial que está sendo discutido, mas que até agora não poderá anunciar da empresa, pois faltam detalhes. Com isso, a festa terá três patriconadores oficiais.

Em números nas ruas oficiais do circuito, o prefeito disse que são mais de 300 entidades já confirmadas para se apresentar, sendo previstas cerca de 700 horas de música. Mais da metade das atrações desfila sem cordas, de acordo com o prefeito, batendo um recorde na cidade.

Mais de 750 mil turistas são esperados, com crescimento de quase 10% na quantidade dos visitantes que vão chegar, em relação a 2016. A taxa de ocupação de hoteis deve ficar em quase 100%, segundo o prefeito, especialmente nos que estão próximos ao circuito do carnaval.

Pre carnaval

O pre carnaval vai ser o início da festa, com dois dias de folia, previsão de 900 mil pessoas nas ruas, começando no sábado, seguindo no domingo. Fuzuê e Furdunço, resgatando antigos carnavais, como já ocorreu no ano passado, desfilando sem cordas pelos principais circuitos da cidade, foram confirmados.

No sábado(21) que antecede o carnaval, o Fuzuê terá 21 atrações, o dobro em relação a 2016, entre Ondina e a Barra, circuito batizado de Orlando Tapajós. Várias bandinhas vão animar o público e não haverá música eletrônica. O domingo, dia 19 é dia do Furdunço, também de Ondina à Barra, com 34 atrações na apresentação.

Abertura

Abertura oficial do carnaval será na quarta-feira, com baile na Praça Municipal, homenagem ao mestre Didi, um dos ícones da capoeira que completa 100 anos de nascimento. Vai haver desfile do Ilê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Malê, Cortejo Afro, Olodum, entre outros. Na Praça Municipal, ainda, várias orquestras.

Uma das atrações da Praça Municipal, será o cantor Bel, com o seu show Bel das Antigas, relembrando músicas de antigos carnavais, com uma preparação especial no cenário da festa e a praça ornamentada de acordo com a época.
Ainda na quarta-feira, enquanto Bel se apresenta na praça Municipal, a festa já começa no circuito Sérgio Bezerra, na Barra, onde 28 bandinhas e fanfarras se apresentam.

Na quinta-feira é dia de Samba no circuito Osmar, no Campo Grande e na sexta, 22 atrações do Furdunço voltam a se apresentar na Barra

Bairros

O prefeito disse que pretende manter cerca de um milhão de pessoas nos bairros diversos de Salvador, com as atrações que a prefeitura vai financiar para esses locais. Explicou, ainda que em todos os carnavais de bairros, haverá baile infantil antecedendo a festa dos adultos. No total, mais de 100 atrações estão agendadas para esses circuitos.

Ao falar que serão mantidos o Palco do Rock e a Torre Eletrônica com a presença de DJs, ACM Neto fez questão de dizer que “no carnaval de Salvador cabe tudo. Quem quiser conhecer o que há de bom no carnaval do Brasil, o lugar é aqui. É em Salvador”, disse ACM Neto.

Pela previsão da organização da feta, este ano, contando com todos os circuitos da festa, a cidade terá cerca de 3 milhões de pessoas por dia, na cidade, que vai manter atrações como a Vila Infantil, no Campo Grande, todos os dias da festa.
Ficam garantidos, também, segundo o prefeito, os espaços para os deficientes e idosos, com camarotes especiais no Campo Grande.

Ele anunciou homenagens: a sala de imprensa vai ter o nome de Cristóvão Rodrigues, radialista famoso na Baha e um dos criadores da Axé Music. E durante as apresentações do Fuzuê, a homenagem será para Pedrinho Rocha, que completa 40 carnavais sempre inovando com as fantasias que acabaram se transformando ao longo do tempo.

Farol da Barra

Na apresentação que o prefeito fez do carnaval no Teatro Gregório de Matos, ele disse que o Farol da Barra terá um palco com atrações para o público logo depois da passagem do último bloco. Ele quer manter a festa durante madrugada. O palco vai ser armado em frente ao Farol e terá muitas atrações, ainda não anunciadas, mas segundo ACM Neto, com surpresas.

Ainda no Farol, haverá encontro de trios na quinta-feira para abrir carnaval, logo após desfile dos blocos. Mas os trios que vão participar ainda não foram anunciados.

Baianasystem

Está confirmadaq a participação do grupo na festa do por do sol na Praça Castro Alves, no sábado dia 25 e na segunda, dia 27, no circuito Barra-Ondina, puxando a pipoca.

Daniela

A cantora Daniela Mercury garantiu dois dias de participação no trio, sem cordas: dia 24 de fevereiro será no circuito Barra-Ondina e dia 28, no Campo Grande.
Decoração Monumental

A decoração deste ano terá uma grande novidade: obras de arte com mais de 15 de altura serão expostas em locais como praça Castro Alves, Campo Grande, Ondina e Barra. Todas assinadas por artitas plásticos famosos na Bahia.

Moraes Moreira

O cantor Moraes Moreira, um dos nomes mais tradicionais do carnaval da Bahia, será também homenageado pelos seus 70 anos de idade e estará comandando um trio pipoca no domingo de carnaval, no circuito Barra-Ondina.

 

Agora na Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia