Baleia jubarte é encontrada boiando em estado de decomposição perto do Porto de Aratu

Uma baleia jubarte foi encontrada boiando, em estado de decomposição, próximo do Porto de Aratu, entre Salvador e Candeias, na tarde desta terça-feira (3).

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, existe a suspeita de que o animal seja o filhote de que foi visto ainda vivo, na última terça-feira (27), no bairro da Ribeira.

Os pesquisadores informaram que a carcaça do animal está sendo monitorada pelo projeto e já foi vista por moradores próximo da Ilha de Maré e da Praia de Inema. Conforme o Projeto Baleia Jubarte, o animal só vai passar por exames após encalhar na areia de alguma praia.

A jubarte foi encontrada por pescadores em alto mar e amarrada em uma boia usada para localização.

De acordo com o projeto, caçar baleias é proibido desde 1985. Antigamente era comum caçar esse animal para extrair o óleo.

Mais de 14 jubartes já foram encontradas mortas no litoral da Bahia em 2019. No ano passado, foram registrados 36 baleias mortas.

Na manhã desta terça-feira (3), outra baleia foi achada morta em uma praia da cidade de Caravelas, no sul da Bahia.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, banhistas encontraram a carcaça do animal e acionaram os biólogos da instituição. Uma equipe foi deslocada para retirar a baleia da praia. Ainda não há informações sobre a causa da morte do animal.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia