Câncer maligno é descoberto em um dinossauro pela primeira vez

Um osteossarcoma, tipo de câncer ósseo maligno e agressivo, foi diagnosticado pela primeira vez em um dinossauro. A descoberta foi realizada em colaboração liderada pelo Museu Real de Ontário (ROM) e pela Universidade McMaster e publicada em um artigo na revista “The Lancet Oncology” nesta segunda-feira (3).

Nenhum câncer maligno (tipo de tumor que pode se espalhar pelo corpo e ter complicações graves) havia sido documentado em dinossauros anteriormente. O estabelecimento de vínculos entre doenças humanas e doenças do passado pode ajudar os cientistas a entender melhor a evolução e a genética de várias enfermidades.

O câncer foi descoberto na fíbula (osso da perna) de um Centrosaurus apertus, um dinossauro com chifres que viveu de 76 a 77 milhões de anos atrás. O fóssil havia sido descoberto em Alberta, no Canadá, em 1989. Na época, pesquisadores acreditavam que sua má-formação era fruto da recuperação de uma fratura.

Um grupo de cientistas do Museu Real de Ontario e da Universidade McMaster perrcebeu as propriedades incomuns durante uma visita ao Museu Real Tyrrell em 2017 e decidiram investigar o caso utilizando técnicas modernas.

Fonte: G1