Governo anuncia 4.436 novas vagas em concursos para órgãos federais

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (16) a abertura de novos concursos públicos para órgãos federais ainda este ano. A meta é preencher um total de 4.436 vagas distribuídas em 20 órgãos vinculados a 14 ministérios. O impacto financeiro estimado será de R$ 735 milhões por ano.

Entre os órgãos contemplados, destaca-se o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que terá 120 vagas a serem preenchidas, assim como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com 100 vagas.

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou que essa autorização para realização de novos concursos é a maior dos últimos anos. Os quantitativos foram determinados levando em consideração critérios como número de cargos vagos, projeção de aposentadorias para os próximos anos, estrutura do órgão (se houve ganho ou perda de atribuições) e impacto na prestação de serviços à população.

O preenchimento de vagas no serviço público é uma promessa do presidente, que defende essa medida como forma de repor cargos e suprir as carências resultantes da falta de contratações nos últimos anos. Em abril, o presidente do PT afirmou que é essencial “ter pessoas atrás do balcão”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia