111 novos casos de covid-19 registrados em Feira de Santana; total sobe para 708

Mais 111 novos casos de covid-19 foram registrados em Feira de Santana. A informação foi divulgada no boletim Secretaria Municipal de Saúde na noite desta terça-feira (2). Com estes novos diagnósticos, o número total de casos já registrados no município subiu para 708. Também subiu o número de pessoas hospitalizadas. Agora são 20. O número de pessoas recuperadas continua 166.

O número é o maior já registrado deste o dia 6 de março, quando foi registrado o primeiro caso. O boletim destaca que os resultados foram confirmados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) e laboratórios particulares, sendo que sendo 4,80% dos casos com local provável de infecção em outros municípios e 95,2% dos casos com transmissão local.

Isolamento social baixo

Também é preocupante a taxa de isolamento social em Feira de Santana.  O índice está em 46,3% quando o ideal é 70%. Os dados de isolamento social são fornecidos pelas operadoras de telefonia OI, Claro, Tim e Vivo, referentes ao dia anterior, e repassados diariamente para a prefeitura.

Total de casos confirmados no município:708

Casos confirmados nesta terça-feira (02/06): 111

Total de casos confirmados no município:708

Casos ativos: 530

Pacientes recuperados no dia: 0

Total de recuperados no município: 166

Pacientes da Covid-19 hospitalizados no município: 20

Pacientes em tratamento domicialiar: 510

Total de óbitos por Covid-19: 12

Total de casos notificados: 2.806

Total de casos descartados: 1.738

Aguardando resultado do exame: 360

Profissionais de saúde que já tiveram ou estão com covid-19: 72

Faixa etária mais acometida: entre 20 e 49 anos (344)

Hospital

O aumento no número de casos de covid-19 em Feira de Santana preocupa médicos e profissionais de saúde que estão na linha de frente de enfrentamento a essa doença. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que possui 10 leitos exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita de coronavírus, atualmente está com lotação total, sendo sete pacientes confirmados e três suspeitos.

A informação é do médico Lúcio Couto, que é coordenador das UTIs do HGCA, em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta terça-feira (2). Ele não especificou as cidades de residência dos pacientes e lembrou que o Clériston atende não apenas ao município de Feira de Santana, mas a uma macrorregião que passa de um milhão de habitantes.

“Abrimos a unidade no começo do mês de maio e com seis dias já tínhamos ocupação completa. De lá pra cá a unidade oscila entre oito e 10 pacientes, então a lotação é constante, sai um paciente e já tem outro pra ocupar a vaga”, disse.

Além dos 10 leitos exclusivos, o médico afirmou que o Clériston dispõe de mais dois leitos de isolamento na UTI dois e ainda tem o setor chamado de sala vermelha, que foi convertido em uma unidade para receber pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

“Então ao chegar, esses pacientes ficam na sala vermelha com seis leitos para depois serem transferidos para a UTI. O Clériston tem três UTIs. Há um com 10 leitos, a dois com oito leitos, sendo dois para covid, e a UTI três com 10 leitos exclusivos para covid”, destacou.

Além disso, o médico Lúcio Couto lembra que nenhuma doença pediu licença ao covid-19 e existem internamentos de vítimas de traumas, meningite e várias outras doenças. Segundo ele, para atendimento de doentes graves, o Clériston possui a unidade de estabilização, que tem 16 leitos.

Fonte: Acorda Cidade



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia