Santa Terezinha registra 13 casos confirmados de Covid-19, informa Secretaria de Saúde

Nesta terça-feira, 02, a Secretaria Municipal de Saúde registrou o total acumulado de 13 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), em Santa Terezinha, sendo que 09 pessoas já estão curadas. A evolução do quadro clínico dos pacientes, até então considerada positiva, pois foi registrada apenas uma internação no Hospital Maternidade Edite Nogueira Rangel (HMENR).

A Central de Informações acompanha diariamente os pacientes com coronavírus, além dos casos suspeitos. Dos sintomas notificados cerca de 70% dos pacientes sentiram febre e dor de cabeça, alguns casos registraram tosse, coriza, dor de garganta e falta de paladar, mas sem agravamento do quadro clínico.

Três exames tiveram confirmação pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), além da adição de um caso notificado por vínculo epidemiológico. Por meio do Teste Rápido que identifica a presença das imunoglobinas igM e igG, foi possível confirmar nove casos positivos.

Desde o mês de abril os testes rápidos passaram a ser aceitos para notificação de pacientes com a Covid-19, de acordo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR no LACEN só pode ser realizada em pacientes internados, profissionais de saúde com sintomas, óbitos suspeitos e pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Além da máscara facial e do uso de álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão, os hábitos de higiene aliado ao isolamento social são considerados as medidas de maior efetividade na prevenção contra transmissão da doença.

O contágio do coronavírus acontece por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia