Albert Einstein suspende médica Nise Yamaguchi após fala sobre holocausto

O Hospital Israelita Albert Einstein informou neste sábado (11) que suspendeu a médica Nise Yamaguchi e que que vai averiguar uma fala dela para verificar se houve “manifestação de desapreço motivada por algum conflito”.

Segundo o hospital, Nise Yamaguchi, em entrevista recente, fez uma analogia “infeliz e infundada” entre o pânico provocado pela pandemia e a postura de vítimas do holocausto ao perguntar: “Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos se não os submetessem diariamente a humilhações?”

O hospital israelita disse que resolveu averiguar a fala por se tratar de uma manifestação “insólita.” Por nota, a instituição disse que não esperava que o fato viesse a público.

A médica afirmou, na última sexta (10), que foi afastada do hospital Albert Einstein por defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

Nise ganhou notoriedade ao defender publicamente o uso da hidroxicloroquina para o tratamento contra o coronavírus.

Em nota, o Einstein disse que o motivo da averiguação foi a declaração sobre os judeus, e afirmou que “respeita a autonomia inerente ao exercício profissional de todos os médicos, jamais permitindo restrições ou imposições que possam impedir a sua liberdade ou possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.”

O Einstein ainda reforça que Nise faz parte do corpo clínico do Hospital, e que é “admissível que perfilhe entendimento próprio com relação ao atendimento de seus pacientes ou à sua postura em face da pandemia ora combatida, desde que observe as regras relacionadas ao uso da sua condição de integrante do Corpo Clínico em sua comunicação.”

A instituição diz esperar que o incidente tenha a melhor e mais célere resolução, de modo a arredar dúvidas e remover desconfortos.

CNN procurou Nise Yamaguchi para que ela se posicionasse sobre a declaração dela e a decisão do Einstein, mas ela não quis comentar.

Leia abaixo a integra da nota do Hospital Israelita Albert Einstein:

Com relação a declarações prestadas pela Dra. Nise Yamagushi, o Hospital Israelita Albert Einstein tem a esclarecer o seguinte:

1. O hospital respeita a autonomia inerente ao exercício profissional de todos os médicos, jamais permitindo restrições ou imposições que possam impedir a sua liberdade ou possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

2. A Dra. Nise Yamagushi faz parte do corpo clínico do Hospital, sendo admissível que perfilhe entendimento próprio com relação ao atendimento de seus pacientes ou à sua postura em face da pandemia ora combatida, desde que observe as regras relacionadas ao uso da sua condição de integrante do Corpo Clínico em sua comunicação.

3. Trata-se, contudo, de hospital israelita e a Dra. Nise Yamagushi, em entrevista recente, estabeleceu analogia infeliz e infundada entre o pânico provocado pela pandemia e a postura de vítimas do holocausto ao declarar que “você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela MASSA DE REBANHO de judeus famintos se não os submetessem diariamente a humilhações, humilhações, humilhações…”.

4. Como se trata de manifestação insólita, o hospital houve por bem averiguar se houve mero despropósito destituído de intuito ofensivo ou manifestação de desapreço motivada por algum conflito. Durante essa averiguação, que deve ser breve, o hospital não esperava que o fato viesse a público.

A expectativa do hospital é a de que o incidente tenha a melhor e mais célere resolução, de modo a arredar dúvidas e remover desconfortos.

CNN.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia