Paciente com suspeita de fungo negro morre no MS; idoso estava internado com Covid-19


O idoso de 71 anos que estava com suspeita de infecção por mucormicose (fungo negro) faleceu nesta última quarta-feira (2/6) em Campo Grande (MS). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O homem estava internado com Covid-19 no Hospital Adventista do Pênfigo. Ele começou a sentir os primeiros sintomas de coronavírus no dia 9 de maio, e teve diagnóstico positivo apenas no dia 18, sendo internado logo em seguida. Já no dia 28 do mesmo mês, ele começou a apresentar sintomas do fungo negro no olho esquerdo, tais como hemorragia, lesão e inchaço.

Com a suspeita, o homem notificou a secretaria, que passou a acompanhar o caso. “[o idoso] apresentou suspeita de mucormicose no olho esquerdo com equimose palpebral intensa e lesão necrótica superior poupando a borda, apresentando quemose conjuntival sanguinolenta e úlcera corneana”, diz trecho de um boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs)

O paciente seria regulado para outro hospital, mas devido ao estado de saúde, não pôde ser transferido, vindo à óbito.

A mucormicose no Brasil é extremamente rara – mas fulminante e fatal, pois necrosa os tecidos da face, atingindo nariz, olhos e podendo invadir o cérebro. o surgimento do “fungo negro” em pacientes de Covid-19 na Índia acendeu o sinal de alerta no mundo. Mais de 9 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus tiveram a doença.

No Brasil, casos estão sendo investigados em São Paulo, Santa Catarina e Manaus.
Fonte: UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia