Anvisa autoriza uso emergencial do sotrovimab para combate ao novo coronavírus

Sotrovimab

                                                                                      Foto: assessoria/GsK

A Diretoria Colegiada da Anvisa autorizou uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Sotrovimab, desenvolvido pelo laboratório GlaxoSmithKline (GSK) Brasil Ltda (foto).

A substância é injetável e só poderá ser administrada em hospitais.

O sotrovimab é o quinto medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19, sendo o quarto em uso emergencial.

De acordo com a Anvisa, a substância é feita em laboratório e imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Atua contra a proteína spike, bloqueando a entrada do vírus nas células humanas.

“Apesar dos esforços para ampliar a vacinação, ainda precisamos disponibilizar mais medicamentos capazes de evitar que os pacientes infectados desenvolvam complicações”, afirmou a diretora da Anvisa e relatora do processo, Meiruze Freitas.

“A autorização de mais um tratamento com anticorpo monoclonal amplia as opções terapêuticas, em especial aquelas capazes de atuar contra as variantes do novo coronavírus que circulam no Brasil. Esperamos que o uso desse medicamento reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com Covid-19 leve a moderado”, completou.

A Anvisa ressaltou que a Food and Drug Administration (EUA) e a Health Canada já autorizaram o uso emergencial/excepcional do medicamento.

A Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) emitiu parecer científico apoiando o uso do Sotrovimab como uma opção de tratamento para a Covid-19.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia