Isolamento para Covid-19: entenda novas recomendações

O Ministério da Saúde divulgou novas recomendações para o isolamento de pessoas com Covid-19. O período foi reduzido, mas essa redução só vale para quem não está mais com sintomas da doença.

Com 5 dias de sintomas:
Se você sentiu a garganta “arranhando” na segunda-feira, portanto, esse é o dia 1. Se, terminando a sexta-feira – ou seja, no sábado –, você continua com sintomas, mantenha o isolamento.

O mais importante é esperar os sintomas se resolverem antes de sair do isolamento, independente da quantidade de dias que se passaram.

  • Após cinco dias completos (ou seja, no 6º dia), se você não tiver sintomas, a recomendação é fazer um teste (de antígeno ou PCR).
  • Se o teste vier positivo, você continua em isolamento até o 10º dia (mesmo que não tenha sintomas).
  • Se o teste vier negativo, você pode sair do isolamento, desde que tenha passado as 24 horas anteriores (ou seja, o dia anterior) sem sintomas respiratórios e ou febre (não vale usar antitérmico).

No 7º dia de sintomas

  • Se, no 7º dia, você está sem sintomas, você pode sair do isolamento, segundo a nova recomendação, e não precisa fazer teste. Mas atenção: só se você não tiver tido sintomas respiratórios ou febre (sem antitérmico) pelas 24 horas anteriores.

No 10º dia

Se, no 10º dia, você estiver sem sintomas, incluindo febre, há pelo menos 24 horas, pode sair do isolamento.  A recomendação do Ministério da Saúde é que, para sair do isolamento, você faça o teste de antígeno ou o PCR.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia