“Pandemia só acaba em um local quando terminar em todos”, diz OMS

“Pandemia só acaba em um local quando terminar em todos”, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que casos de infecção e morte causados pelo novo coronavírus está longe de acabar.

A afirmação da entidade é devido ao ministro da Saúde ter ido ao Senado pedir para rebaixar no Brasil o status da Covid-19 de pandemia para endemia.

“A pandemia só terminará em algum local quando terminar em todos”, ressaltou a OMS, organismo que decretou a pandemia em março de 2020.

Na terça-feira (15), após reunião com o ministro Marcelo Queiroga, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), relatou que apresentou ao titular da Saúde a preocupação com a nova onda do vírus, percebida nos últimos dias na China. “Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”.

O próprio Queiroga afirmou à CNN que para rebaixar a emergência sanitária é necessário ter certeza que a pandemia caminha para o seu fim, pois a medida tem impacto regulatório. “Não podemos encerrar políticas públicas importantes em função do fim da emergência sanitária de importância nacional”, advertiu. Fonte: CNN Brasil