Médica desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer em 15 minutos

Uma biomédica natural de Pernambuco, no Brasil, desenvolveu um sistema capaz de detectar 18 tipos de câncer em fase inicial sem emitir radiação.

O chip ConquerX funciona através de um teste sanguíneo e está sendo desenvolvido por Deborah Zanforlin, em parceria com profissionais da Eslováquia, Vietnã, Espanha e Argentina. O resultado é revelado ao paciente em apenas 15 minutos.

“O sistema foi criado com o objetivo de ajudar os mais pobres, uma vez que mamografias e tomografias são exames caros”, contou a mentora do projeto ao portal G1, da rede Globo, justificando: “O diagnóstico precoce do câncer aumenta para 70% as hipóteses de cura. O chip fará com que as pessoas deixem de ver o câncer como uma sentença de morte, além de ajudar na prevenção”.

A ideia valeu a Deborah Zanforlin uma distinção por parte do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foi lá que conheceu os colegas com quem agora trabalha para fazer deste protótipo um produto comercializável.

Para isso, a cientista precisa ainda da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), nos EUA. (Notícias ao Minuto)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia