Conheça a viscossuplementação, um tratamento inovador para doenças ósseas

A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgastes e acontece em patologias como, por exemplo, a osteoartrose, também conhecida como artrose. A doença acontece de uma forma lenta e progressiva e ocorre degradação da cartilagem articular – tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos. Segundo o Ministério da Saúde, a osteoartrose representa de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia e é responsável por 7,5% dos afastamentos de trabalho.

Para o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a viscossuplementação funciona como se colocasse um ‘lubrificante’ entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor. “O método consiste num tratamento de injeções intra-articulares de ácido hialurônico – mesmo componente que já existe no líquido sinovial de umaarticulação saudável. O líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose”, explica.

“O procedimento é realizado em consultórios por médicos especialistas. As injeções trazem alívio para a dor e melhora das funções. Não se trata de um corticóide ou anti-inflamatório que têm vários efeitos colaterais”, complementa Martins.

Sobre os resultados, o fisioterapeuta comenta que a viscossuplementação pode proporcionar alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose nos joelhos e quadril. “A aplicação proporciona até seis meses de alívio da dor, quando são utilizados seis mililitros da substância. A técnica é indicada quando não houver melhora com terapias conservadoras não-medicamentosas ou analgésicos simples (paracetamol)”, diz.

“Geralmente o tratamento com ácido hialurônico não possui nenhuma contraindicação. Pacientes hipertensos, diabéticos ou com outras patologias podem utilizar a técnica. Só não é possível efetuar o tratamento quando a articulação está muito inflamada, com algum tipo de infecção ou com grande desvio de eixo. Cada paciente responde diferentemente, alguns já sentem alívio um mês após a injeção. O ácido hialurônico pode ser repetido com segurança”, explica.

O método não está associado a efeitos colaterais graves, os sintomas que podem ocorrer são comuns e podem acontecer dor, rigidez ou inchaço dentro ou ao redor do joelho. “As pessoas que sofrem com osteoartrose optam pela viscossuplementação com objetivo de prolongar a decisão de um tratamento cirúrgico que pode ser muito variável”, finaliza Martins.

(Notícias ao Minuto)

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia