Três clubes baianos tentam acesso inédito na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro

Três clubes baianos tentam acesso inédito na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro

Fotos: Ag. Haack / Bahia Notícias
A Série D do Campeonato Brasileiro irá começar neste domingo (12) para três clubes baianos. Galícia, Juazeirense e Fluminense de Feira jogarão às 16h e tentam um acesso inédito para os clubes de menor expressão do futebol baiano.
No grupo A5, a Juazeirense enfrentará Icasa-CE, Maranhão e Altos-PI. Neste domingo, a estreia será contra os cearenses, no Adauto Moraes. O Cancão tem uma equipe renovada em relação ao Baianão. Evandro Guimarães deixou a equipe rumo ao Salgueiro-PE, clube da Série C. Para o seu lugar, a diretoria contratou Quintino Barbosa.
Além de Evandro, destaques como Alex Travassos e Nino Guerreiro deixaram a equipe. O lateral-esquerdo Deca, titular durante a Copa do Brasil, acertou com o Fluminense de Feira. Para repor as carências, a diretoria contratou alguns nomes. O zagueiro Lucas veio do Bahia de Feira e, provavelmente, será titular da equipe. Para as laterais, foram contratados Marquinhos para a esquerda e Salgado para a direita.
O adversário da Juazeirense tem inúmeros problemas. Rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Cearense, o Icasa passa por uma crise. O treinador português Paulo Morgado passa por dificuldades para escalar a equipe e o elenco, já reduzido, não tinha jogadores inscritos até a última terça-feira (7). No Cancão, Tigre é remanescente das últimas boas campanhas do clube e é um dos pontos portes da equipe baiana. Pelo lado dos cearenses, o experiente Lopes é o camisa 1. Com passagem pelo Botafogo, ele é a liderança técnica do time cearense.
Confira as prováveis escalações das equipes:
Juazeirense: Tigre, Salgado, Lopes (Capone), Lucas e Marquinhos; Waguinho, Patrick, Diego Teles e Everlan; Sassá e Gianlucas. Técnico: Quintino Barbosa
Icasa: Lopes, Alex Ferreira, André Pablo, Mael e Alberto; Diego Góis, Álvaro Pires, Léo Miranda e Alex; França e Marinelson. Técnico: Paulo Morgado

Goleiros são os destaques de Icasa e Juazeirense | Foto: Montagem / Bahia Notícias
No grupo A7 está o Galícia. A equipe de Salvador optou por mandar suas partidas no Estádio José Rocha, em Jacobina. Por conta da realização de partidas dos Jogos Olímpicos na Fonte Nova, o Granadeiro fechou uma partida com o Jacobina e a prefeitura da cidade. Junto ao azulino, estão Globo-RN, Sousa-PB e América-PE, adversário deste domingo.
O Galícia fez uma preparação em cima da hora para disputar o torneio. Convidado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) por ter sido quinto colocado no estadual, o presidente Dario Rego precisou remontar o elenco.  A preparação do clube foi misteriosa (leia mais aqui), entretanto, um técnico de fora do estado foi contratado: trata-se de Antônio Carlos Roy, eleito melhor treinador do Campeonato Carioca em 2004 e da Série B do Rio em 2008 e 2010.
Os pernambucanos começaram sua preparação em cima da hora. O elenco do América se reapresentou há pouco mais de uma semana, e tem um plantel enxuto para a disputa do torneio. Além disso, o técnico Paulo Jr. deve utilizar grande parte do elenco sub-20.
No Galícia, o destaque fica por conta do volante Marcone, revelado nas categorias de base do Bahia, com passagens por São Caetano-SP e Náutico. No lado americano, a referência é o meia Branquinho. Com 13 gols em 50 jogos no clube, ele retornou ao clube após cinco anos fora.
Confira as prováveis escalações para esse jogo:
Galícia: Robson Bahia, Amauri, Vitor Carvalho, Leo Alves e Matheus Alessandro; Victor, Marcone, Maurício (Felipe) e Robinho; Guilherme de Melo e Chiquinho.Técnico: Antônio Carlos Roy.
América-PE: Ruan, Ricardo, Danilo, Jair e Yuri; Caio Bahia e Glauber; Jackson e Michael Dentinho. Técnico: Paulo Júnior

Marcone (à esq) e Branquinho (à dir.) são apostas de Galícia e América | Foto: Montagem / Bahia Notícias
O grupo A9 é um dos mais difíceis da competição. O Fluminense de Feira está junto a Murici-AL, Sergipe – campeão alagoano – e Campinense, vice-campeão da Copa do Nordeste e finalista do Campeonato Paraibano.
No domingo, o Touro visitará o Sergipe no Batistão, em Aracaju. O Touro manteve a base do Campeonato Baiano e reforçou o elenco. O Tricolor contratou jogadores titulares de equipes baianas. Deca, ex-lateral-esquerdo da Juazeirense; João Neto, ex-atacante do Jacobina;
Rafael Granja, ex-meia do Conquista; e Josy, centroavante que veio do Flamengo de Guanambi.
O trunfo do Tricolor foi manter os atletas premiados no Campeonato Baiano. Goleiro menos vazado do Baianão, Jair será titular da equipe. Alysson, melhor zagueiro junto a Ramon do Vitória, e Edson, lateral-direito do estadual, também ficaram no clube. O volante Fausto, indicado ao prêmio, também foi confirmado (leia mais aqui).
No Sergipe, o elenco foi modificado substancialmente. Após o título sergipano, uma reformulação foi feita no plantel e na comissão técnica. O ex-goleiro Clemer deu lugar a Luciano Dias no comando técnico (leia mais aqui).
No Fluminense, o destaque é o zagueiro Alysson. Jogador que compôs a seleção de melhores jogadores do Campeonato Baiano, era dado como possível carta fora do baralho para a disputa da Série D. Entretanto, o defensor permaneceu em Feira (leia mais aqui). Pelo lado sergipano, um nome conhecido é o lateral-esquerdo Vicente. O jogador ganhou destaque nacional com o Ceará, semifinalista da Copa do Brasil de 2011.
Confira as prováveis escalações:
Sergipe: Giovani, John Lenon, André, Tiago e Vicente; Lucas, Gil, Rafael e Cajano; Hiago e Diego. Técnico: Luciano Dias
Fluminense de Feira: Jair, Edson, Alysson, Ygor e Deca; Fausto, Din, Flávio e Bruninho; Rafael Granja e Josy. Técnico: Arnaldo Lira

Alysson (à esq.) e Vicente (à dir.) são os destaques individuais de cada equipe | Foto: Montagem / Bahia Notícias

(Bahia Notícias)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia