Academia de Letras da Bahia recebe carta original escrita por Chaplin

A Academia de Letras da Bahia (ALB) recebeu dos familiares do crítico de cinema Walter da Silveira a cópia original da carta escrita pelo cineasta Charles Chaplin ao intelectual baiano. O documento chegou à ALB na quinta-feira (21) e foi enviada a Silveira como dedicatória ao livro biográfico “Imagem e Roteiro de Charles Chaplin”, publicado pelo crítico em 1970.

(Foto: Divulgação)

Naquele mesmo ano, um exemplar da obra foi entregue pessoalmente, na Suíça, pelo escritor baiano Jorge Amado ao famoso artista. Na carta, Chaplin agradece a homenagem feita por Silveira, que não chegou a ver o material, em decorrência do seu falecimento, em 5 de novembro de 1970. “Por coincidência, foi a mesma data que Charles Chaplin assinou a carta ao nosso pai”, revelou Kátia da Silveira, filha do crítico.

A relíquia foi encontrada há poucos meses pela família, que decidiu doar a recordação à Academia. A entrega, segundo Kátia, se faz necessária uma vez que grande parte do acervo da obra de Walter da Silveira se encontra na instituição literária. “Queremos preservar a memória do nosso pai nesta casa”, disse.

(Foto: Divulgação)

Uma primeira carta também escrita por Charles Chaplin a Walter da Silveira, em setembro de 1970, já havia sido entregue à ALB. Esta primeira correspondência chegou a ser lida pelo crítico baiano.

Walter da Silveira
Professor, ensaísta, pesquisador e cineclubista, Walter da Silveira criou em 1950 o Clube de Cinema da Bahia (CCB) e foi um grande incentivador do cinema baiano. A Sala Walter da Silveira, que fica na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, foi dedicada ao crítico e ensaísta. Diversas mostras de filmes são apresentadas gratuitamente ao público. (Correio)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia