Saúde: Você sabe quais os cuidados para evitar infecções? Professor Jorge Mariane (UFRB) explica

g_materia_nova-materia-300620_53b1ca6906137

Todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde. No período do inverno a atenção precisa ser redobrada já que neste período é comum a frequência de infecções de trato respiratório além de outras patologias próprias deste gênero. É o que orienta o Professor de Patologia Jorge Mariane, da UFRB, Campus de Santo Antônio de Jesus. Segundo ele, uma das causas de infecções é a aglomeração de pessoas.

“Toda vez que a gente sai da nossa residência onde a gente reconhece as pessoas e o ambiente, e vai para ambientes coletivos como sala de aula, a gente terminar cruzando bactérias, vírus que por ventura estejam em nossa pele, na nossa saliva, na nossa respiração que vai contaminando a outra pessoa que está ao lado”, explica o professor Jorge.

Ainda de acordo com o professor, as infecções mais comuns são de  trato respiratório, como as renites, as sinusites, as inflamações de garganta e de nariz. O professor ainda acrescenta que há infecção por parte de alimentos, quando não há atenção ou cuidado na hora de consumir um alimento que pode estar estragado. Segundo ele os sistemas digestório  e o respiratório são os mas vulneráveis.

Dentre as infecções, destaca-se a Meningite, mais grave e que por isso, requer mais cuidados. Como explica o professor, a doença se apresenta de duas formas.  “Meningite é uma infecção grave pode ser viral ou bacteriana. A viral normalmente a mortalidade é um pouco menor, mas a bacteriana é a mortalidade realmente é alta e é doença que tem uma relação grande com aglomerados humanos. É uma doença que se faz uma imunoprevenção. Então se toma uma vacina na infância” , explica.

Segundo o professor Jorge Mariane, é importante estar atento aos sintomas como dor de cabeça, rigidez de nunc, náuseas e vômito. “Procurar uma unidade de pronto atendimento, manter-se em locais arejado, lavar bastante as mãos” são alguns dos cuidados para combater a doença, conforme explica o professor.

(Blog do Valente)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia