Ensino médio e anos finais do fundamental ficam abaixo da meta do Ideb

O Mistério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O ensino médio segue estagnado com índice 3,7 pelo terceiro ano consecutivo e não atingiu a meta de 4,3. Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil teve Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2.

Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende da sexta à nona série, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.
O que é o Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
Crítica e possível emenda
“O quadro geral não é algo que possamos celebrar”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. O ministro disse que o governo vai pedir urgência na apreciação do projeto que prevê a mudança do currículo no ensino médio brasileiro. Caso o governo entenda que o projeto de lei não seja votado ainda neste ano, o ministro informou que o Planalto pode editar uma Medida Provisória garantindo a mudança da grade curricular do ensino médio. “Vamos levar ao presidente que, se por ventura a apreciação não se dê ainda neste ano, que se edite uma medida provisória porque urge a reforma do ensino médio. Não se pode ficar passivo aguardando o ano letivo do próximo ano.” (Barreiras Notícias)


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