Política: Derrotado nas urnas, prefeito de Cruz das Almas mantém inaugurações e prepara cidade pro natal

3

É comum o ressentimento e a apatia de gestores públicos dominarem cidades após resultados desfavoráveis ao esperado nas eleições. Demissões, ritmo de trabalho desacelerado (ou parado) e tristeza são comuns nos setores públicos que se arrumam para a transição durante os três meses pós campanha.

Em Santo Antônio de Jesus, por exemplo, o prefeito Humberto Leite não é visto na cidade. Semana passada, a coleta de lixo foi interrompida por falta de combustível e a ornamentação das ruas e praças para o natal, até o momento, não começaram. E não se sabe responder se irão acontecer, mesmo com material comprado para ornamentação do ano passado.

Mas, basta pegar a BR 101, sentido Salvador e, à 41 km, entrar em Cruz das Almas para perceber o clima atípico. Logo na primeira praça da entrada da cidade, o clima de natal contagia. As peças da ornamentação aparecem montadas em meio ao jardim e foi inaugurada no último dia 2 de dezembro.

ornamentacao

A trajetória de Ednaldo rumo a cadeira de prefeito foi inusitada. Eleito vice em 2012, teve que assumi a prefeitura com um governo totalmente desgastado pela opinião pública, após Dr. Jean alegar problemas de saúde e se afastar por recomendações médicas.

Começava ali uma corrida contra o tempo para ajustar um governo desacreditado e rompido com as principais lideranças políticas que o elegeu. E Ednaldo conseguiu, recomeçando a administração e, com recursos próprios, assumindo a responsabilidade de obras significativas na cidade, além do realinhando com as lideranças afastadas em torno da sua reeleição.

O resultado do esforço foi uma eleição apertada. A confiança na vitória do peemedebista era dada como certa. Segundo informações, um trio já se encontrava na cidade para a comemoração após o resultado. Mas, 399 eleitores separou o sonho da realidade. Com 49.03% dos votos válidos, Orlandinho Pereira (PT) venceu o pleito e reassume a prefeitura, que governou por 8 anos consecutivos, a partir de 2017.

ednaldo1

Porém, Ednaldo decidiu não parar. No dia das crianças, primeiro feriado pós eleição, a prefeitura promoveu uma festa em praça pública com distribuição de brinquedos e atividades de lazer. Desde que perdeu a eleição,  a atual administração já entregou uma quadra poliesportiva e a pavimentação de 15 ruas. No cronograma ainda tem uma Unidade Básica de Saúde e um campo de futebol com vestiário. Na próxima sexta, 9, será inaugurada, na Rua da Jurema, uma praça totalmente requalificada.

download-4
.

Procurado pelo Blog do Valente para explicar o que deveria ser normal, mas ainda é atípico e raro, Ednaldo se declara. ” Isso é uma maneira de reafirmar o meu amor por Cruz das Almas. Como sempre digo, meu projeto político não é pessoal, meu compromisso é com o povo de minha terra.”, diz.

Projeto pessoal ou político, a verdade é que, com a pouca diferença para o petista Orlandinho, esse amor pode ser justificado pelo trunfo que carrega em começar uma jornada rumo a 2020, já que a campanha política, em Cruz das Almas, nunca dorme.

 

 

 

 

 

 

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia