Mistério sobre explosão em Salvador é motivo de investigação durante o domingo

“Não houve nenhuma ocorrência relacionada ao tráfego aéreo”, avisou a assessoria de imprensa da Aeronáutica, em Salvador. E o jornalista mais curioso perguntou: teria sido alguma coisa relacionada ao lixo espacial? A pergunta ficou sem resposta, pois terá que ser investigada com detalhes pela Agência Espacial do Brasil. O que teria ocorrido, então, que assustou ou, pelo menos, deixou ligados muitos moradores de Salvador e Região Metropolitana na manhã desta domingo(26), quando, por volta das 7h, de acordo com relatos, ouviu-se uma grande explosão em um raio de vários quilômetros?

E em um domingo de poucas notícias, a imprensa baiana mostrou o seu lado investigado e não economizou nas pesquisas. Os primeiros relatos foram de um possível terremoto e, claro, geólogos foram logo procurados, mas o domingo, dia de folga, de viagens e de convívio com as famílias, impediu que o mistério fosse logo desmistificado.

Enquanto as pesquisas rolavam, surgiam as manchetes dos principais meios de comunicação, com repercussão junto ao público, algumas tomando por base as redes sociais onde o assunto também ganhou repercussão. As manchetes falavam, na maioria, em “tremor”, por mais que não tenha havido nenhuma comprovação, até pela falta de registro nos institutos de sismologia, o estudo das ondas sísmicas, que também podem ser chamadas de ondas de choque. Uma onda sísmica é a energia que se move através da terra como resultado de um terremoto.

O registro de terremoto mais próximo de Salvador, registrado neste domingo, foi na fronteira do Peru com o Brasil, portanto, no outro extremo do país, cerca de 7 mil km de distância da capital baiana.

Em relação ao horário de Brasília, o Tempo Universal Coordenado, QUE TEM SIGA EM INGLÊS UTC, está três horas adiantado,  isto é, 07h em Salvador(sem horário de verão) → 10h no padrão UTC. Esse cálculo, então, desfaz, também, a ideia de alguém reflexo do terremoto ocorrido no Peru, já que o registro da explosão aqui em Salvador foi por volta das 7h desta manhã.peru

Nas redes sociais, chamadas para manifestações contra reformas da previdência perderam de goleada e , pelo menos desta vez, ninguém pode culpar ação política contra o esvaziamento virtual do movimento. teve gente que pulou da cama dizendo ter ouvido a forte explosão e, ainda debaixo do cobertor, mandou a mensagem que funcionou como um pedido de socorro para amigos mais próximos. dentro

Testemunhas da explosão, relataram que as avós também ouviram o que ocorreu e as redes sociais estão cheias de depoimentos, dizendo que as velhinhas que haviam acordado cedo para o café da manhã, correram para cuidar dos netinhos ou saber notícias deles, após o inexplicável ocorrido.

Um fato importante durante as investigações sobre a explosão que, de fato, foi ouvida na capital, foi a constatação de que não houve estrago registrado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou PM. Repórteres foram para as ruas com pautas em mãos para fazer a constatação de estragos e, no máximo, retornaram para as redações com depoimentos de gente que também ouviu o “estouro danado”.

Nas ruas, no entanto, o #AgoraNaBahia notou que nada mudou. Nenhuma grande cratera foi encontrada, fruto de um enorme meteoro que chegou a ser comentado. Mas logo o jornalista previu que ele poderia ter caído no mar, por isso, os estragos não foram vistos.

Logo cedo, uma garoa caiu sobre algumas regiões da cidade, fazendo Maria das Cadeias, diarista que não desiste do trabalho, também aos domingos, chegasse um pouco atrasada na casa onde fatura um dinheiro extra aos domingos. E, segundo ela, ao sair da casa dela, no bairro do Uruguai, ouviu som de trovão bem forte e pensou em voltar pra casa e pegar uma capa, mas o ônibus passou logo e ela preferiu arriscar e apostar na melhora do tempo. Acertou!

No começo da tarde, sem encontrar os prováveis prejuízos e, acima de tudo as causas da explosão, jornalistas que participam de um grupo de discussão em uma rede social, concluíram que não a manhã de debates foi a mais produtiva possível, mas apenas do ponto de vista da interação com os amigos. E, para compensar o esforço, marcaram um churrasco para o próximo fim de semana, quando, provavelmente, o mistério poderá esclarecido. Só não definiram o tipo e a origem da carne a ser consumida.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia